Como dançar, se o Brasil sofre?

Minha rua está enfeitada para a Copa do Mundo. Não muito, apenas uma bandeira do Brasil, algumas fitas coloridas e meia dúzia de bolas verdes e amarelas. Mas não deixa de ser um gesto corajoso, pois hoje em dia pega muito mal torcer para a seleção. Eu não ficaria espantado se um vizinho resolvesse arrancar tudo, sob o argumento de que não vai ter Copa. Também é possível que famílias vizinhas há décadas tenham deixado de se cumprimentar por pensarem diferente sobre o Mundial.

Não estou exagerando: quem emite a sua opinião sobre a Copa corre o risco de ouvir coisas como “que decepção, achei que você fosse diferente”. Há alguns dias, o Marcelo Rubens Paiva postou a foto de dois ingressos para a Copa. Choveu gente deixando de curtir a sua página, os seus livros e, se duvidar, até achando merecido o que fizeram ao seu pai na ditadura. O próprio Romário, que vive batendo nos gastos das Copa, perdeu um punhado de fãs quando disse que irá torcer pelo Brasil. Só que perdeu também outro tanto que acha que ele não devia criticar nada, que está de perseguição com a Copa e que o momento é de apoio total!

As coisas estão tão confusas que, para justificar a Copa no Brasil, o Partido Comunista está até mesmo citando o Nelson Rodrigues, crítico feroz das esquerdas, como aquele que sempre denunciou o pensamento derrotista dos brasileiros. O mesmo Nelson costumava citar um personagem de Eça de Queiroz que estava sozinho em uma festa, olhando tristemente pela janela, quando uma dama perguntou se não queria dançar e ele respondeu: “Como posso dançar, se a Polônia sofre?”. É basicamente o dilema do brasileiro nessa Copa: como posso dançar, se o Brasil sofre? Paremos de dançar, de nos divertir, de fazer festas ou amor: o Brasil sofre.

Da minha parte, não se pode esperar muito: para quem já fez o álbum de figurinhas, é de se presumir que assista aos jogos e, pior ainda, torça pelo Brasil. Por sorte, não tenho muitos fãs para perder por conta disso.

milkau
Enviado por milkau em 04/06/2014
Reeditado em 05/06/2014
Código do texto: T4832393
Classificação de conteúdo: seguro