Vamos ser humanos, um só para o Brasil?

 
O passado é muito importante para corrigirmos os nossos erros, mas desde os tempos mais remotos até os mais recentes, pois o hoje amanhã já é lembrança. Entretanto não podemos nos esquecer do futuro e de ter visão do horizonte onde desejamos chegar. Precisamos manejar o segundo que passou para articular os milhões de segundos que iremos atravessar. Todavia nossos políticos com seus egos inflados e interesses próprios não ouvem os clamores dos cidadãos.
Agem como polvos de tentáculos gigantes para alcançar um paraíso somente deles, de seus afiliados e mentores de campanhas eleitorais. Negam até ajoelhados os atos espúrios denunciados pela imprensa e condenados pela justiça, mas utilizam dados que são favoráveis e publicados pelos mesmos meios para ludibriar o povo e conseguir a reeleição. Porquanto que são mestres em ouvir o que lhes interessa para perpetuar no poder e insaciáveis no acúmulo de riquezas, mesmo que ao preço de uma realidade inóspita para o brasileiro.
Afinal o que desejamos hoje e não ontem para chegarmos à felicidade? Estádios ou coliseus imensos e modernos? Por acaso estamos andando para trás? Seremos gladiadores novamente e lutaremos até a morte nos avançados coliseus construídos para copa? É este o convite que nos fazem e nos incitam? É tão torpe assim desejar ter hospitais modernos, transportes dignos, educação, escolas de qualidade e segurança para ir e vir? É ignóbil querer ter paz e ser feliz?
Ou teremos que voltar a ser agressivos como jogar vasos sanitários em torcedores, nos gladiar, etc, para extravasar as angústias e provar que não somos torpes? Será que este caminho nos levará à felicidade, solidariedade e às boas convivências? Hoje não podemos nem mesmo nos comparar aos animais, não podemos dizer que estamos retroagindo aos instintos animais, porque sabemos que eles não se matam e não se prejudicam, pelo contrário andam juntos coletivamente para sobreviver e muitos nos protegem, nos fornecem alimento e são espelhos para se mirar.
Biólogos podem nos falar melhor sobre as abelhas, as formigas, os bovinos, etc. É um admirável espetáculo vê-los juntos com esforço coletivo para sobreviver. Enquanto isso o homem se desencontra nos estádios e se degradam. Conquanto que as bibliotecas, os teatros, cinemas, estão esvaziados.
Entretanto os nossos governos nos convidam para quê? “Para vermos propaganda de cerveja com jogadores milionários e aumentar as estatísticas do alcoolismo, dos acidentes e da violência no Brasil.” “Para sermos um só na copa das copas!” Vamos ser humanos e unidos como os animais, um só para o Brasil?
Maria Amélia Thomaz
Enviado por Maria Amélia Thomaz em 03/06/2014
Código do texto: T4830693
Classificação de conteúdo: seguro