UM CANTINHO Á BEIRA MAR .
Todos temos um cantinho no mundo e eu como sou abusada tenho dois , um é Iriri no litoral do Espírito Santo vizinho a Inhaúma uma antiga colônia de pescadores , hoje um bairro onde todos fazem parte da mesma família , ou quase . Meu outro cantinho é Prado no litoral sul da Bahia , mas essa é outra crônica .
Pois bem , neste pedaço de quase paraíso cercado de pedras , barcos que repousam tranquilos aguardando a hora de cortar as águas em busca do alimento / sustento , gritos alegres de crianças , uma partida de dominó para passar o tempo e como não poderia deixar de ser iscas saborosas e cerveja estupidamente gelada no Bar e Restaurante Beira Mar , dos "cunhados " Romário e Merinha .
O acalanto quem nos oferece é uma maternal amendoeira que com sua sombra divina nos acolhe imponente .
O fim da tarde chega rápido preparando a noite que chega com uma lua grávida que surge curiosa como a nos espiar .
Aos poucos nos reunimos todos , homens e mulheres , amigos de todas as idades e com muitas histórias , estórias e causos para contar .
São causos de pescadores que valentes driblam as águas do mar que tanto amam , são mulheres que rasgam as pedras em busca do sururu ( marisco ) que logo vai se tornar um delicioso caldinho acompanhado de pão bem fresco .
Quando nos damos conta já são duas horas ... não da tarde ,pois neste horário literalmente chegamos á beira mar , mas da madrugada que anuncia que logo outro dia vai chegar .
E quem quer saber das horas ?!
De lá vem chegando Delei com a conserva de atum , também chega Velho com camarão para fazer ao bafo , Fafá traz um delicioso peixe para fritar , ainda vem Leléo com a múmia de siri e não bastando a Mariana oferece a torta salgada .
Também chega a moqueca de lagosta de Edinel , Lúcia e Ziane . Este prato nem Marciano perde .
Nete e Totô vem de mais longe trazendo o Bijupirá que vai para a churrasqueira acesa desde o início da tarde , enquanto wellington preparava o arroz de polvo acompanhado por Gaivo que lia as estrelas .
Quando a noite chega e a temperatura cai quem socorre a galera é Beto que acompanhado por Arabela traz uma feijoada ... que só comendo para entender .
Mas " tá doido " quem pensa que a festa acaba por aí , lá vem Bebete e Lene e depois de mandar " desce uma gelada aí " e basta mais grito de " coloca Elizeu aí " , que Ester dá início a seresta .
Seu Herval não fica sem a Xixa _ minha Nossa Senhora , para esquentar a alma e alegrar Marineusa , enquanto Zé Carlos - exi minino, dribla Rita para tomar umazinha com mel .
Muitos causos ainda existem para serem contados .
Para quem não conhece Inhaúma e a beira mar , um conselho : chegue , mas chegue devagar e de peito aberto pois os amigos que lá fazemos viram parte de nossas almas .
OBS: ESSA É UMA CRÔNICA HOMENAGEM AOS MUITO E QUERIDOS AMIGOS QUE MORAM E NOS ACOLHEM EM INHAÚMA - ANCHIETA/ ES.
MÁRCIA BARCELOS. 02/06/2014.