VOCÊ VAI MUDAR O MUNDO?

Ninguém vai mudar o mundo. Por quê? Por ser difícil mudar o homem e seus hábitos possessivos.

Incontáveis cérebros, os mais privilegiados, criaram doutrinas, escolas, formaram prosélitos desde épocas remotas. Qual a finalidade de todo esse trabalho, dessa construção do pensamento? Melhorar a sociedade em suas partes, hoje tratada de forma global diante da comunicação.

O que se conseguiu? Muito pouco, somente a conquista de maior conforto em todos os níveis, para alguns, outros em extrema miséria, mas um conforto que desarticula, também, a paz pessoal como nas grandes cidades.

A única conquista real se visibiliza na medicina (quando há assistência eficiente, não é o caso do Brasil), nas vacinas como a erradicadora da poliomielite e outras doenças contagiosas, nos antibióticos, bem como na tecnologia. Isto, contudo, não realiza o homem como pessoa, não traz tranquilidade para seu dia a dia.

Os Estados com razões não digeríveis para os conscientes da real humanidade continuam a pretensão de dominação territorial, como na Palestina e outros, as ditaduras mascaradas ou não continuam seus jugos reiterados calcados em opiniosas posições que proclamam favorecer o coletivo, mas só satisfazem a pessoalidade do dominador, aliada à corrupção, em muitos países, que sugam os serviços que deveriam obter implantação diante do recolhimento de tributos e não acontece, tudo com raiz no homem, que continua egoísta.

O pior está em que os mandões empunham a bandeira da realização do bem estar social, um egoísmo pessoal mais que opinioso quando entende ser o dono da verdade, que é valor buscado insistentemente pela filosofia sem ser achada.

Nem Cristo mudou o mundo, nem Buda, nem Gandhi, Luther King e outros de boa vontade.

Atuar no seu círculo para melhorar algo, pouco que seja no convívio humano, já é muito.

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 31/05/2014
Reeditado em 01/06/2014
Código do texto: T4827078
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.