Sabedoria.
 
Meu pai dizia-:
-Que mal eu fiz para ter uma filha tão “espírito de porco”?
(Termo usado para a imagem de uma pessoa lunática, sem juízo, com muitos “demônios” )
Ele estava coberto de razão, por que quando paro e fico pensando... O caos se instala!
Observe.
O elefante já velho ou doente quando presente a morte se separa da manada e se afasta para morrer sozinho. Os demais sentem sua falta ,mas sabem que  sua atitude é natural,faz parte... Sei que ele segue apenas seu instinto (?),mas é de uma sabedoria impar.

No meu entender o ser humano deveria ter um pouquinho de sua lucidez.
Por que estou tocando neste assunto???
Por que sou mesmo “espírito de porco” e não tenho mais o que fazer!

Sei que estou escrevendo asneiras, mas não posso deixar de pensar no fato. Se houver o mínimo de oportunidade  possível o idoso saudável ou não deve ir aos poucos se retirando do convívio com outras pessoas,ir se “desligando” sutilmente,para que os que ama e considera sofram menos com sua partida definitiva.
Quer coisa mais triste do que ver uma pessoa idosa  da família ou alguém que se quer bem ir definhando aos poucos, muitas vezes em hospitais numa cama ligada a mil aparelhos para lhe dar mais alguns dias de vida, sem esperança de cura?
Fico em dúvida... Será que é  para dar tempo da família e amigos se conformarem com a perda, ou pelo dever do médico manter a vida a qualquer custo?

Penso que se deve deixar claro a todos sua vontade de  não  ficar preso a uma cama de hospital,lutando por uma sobrevida sem esperança de cura, se eles acatarão sua vontade é outra história.
Essa é uma questão que desafia a ética e a medicina,é como se não existisse,mas caramba, ela existe!
A questão complica quando se começa a discutir quem é que decide como e quando a morte deve acontecer! Espero nunca me ver nessa situação!

 - Quem terá coragem suficiente para desligar ou autorizar o desligamento dos aparelhos que mantém a pessoa querida viva?
Olha o drama que o homem “inteligente” como ele só com sua evolução científica criou.
E agora,o que fazer?????

Tentando melhorar , piorou!!


 M.H.P.M.
 
 
 
 
 


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
Helena Terrivel
Enviado por Helena Terrivel em 30/05/2014
Reeditado em 30/05/2014
Código do texto: T4825652
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.