INCONSCIÊNCIA E CONSCIÊNCIA. "ID" E "EGO".

O psiquismo humano se divide como indica o título. O “id”, inconsciente, compensa o “ego”, consciente. O chamado porão, o “id”, equaliza a irrealidade, a censura do “ego” que remete para o “porão” o que estaria em desacordo com nossa aceitabilidade em convenção do que seja o certo e errado que aprendemos e norteia a sociedade em geral como princípios. É uma necessidade para que não fiquemos loucos, um arbitramento sadio da vontade.

Não seria indevido fazer analogia com nossa sociedade atual diante dos fenômenos sociais que eclodem, comparação do que ocorre, consciente de um lado e inconsciente do outro.

As reivindicações que estão postas nas ruas, legítimas ou não, legítimas as que clamam por direitos, melhores salários e coisas do gênero, serviços, segurança, educação e saúde, erradas quanto aos grupos que interferem no ir e vir das pessoas, com quebra-quebra e vandalismo criminoso, aproveitador, usurpador e ilegítimo, mostram uma manifestação aparentemente consciente. Por quê? Por não conhecerem o sistema e aceitarem sem poder explicar a representação popular existente que faz universo nas folhas policiais, em escândalos ininterruptos. Esse é o “id” social, o porão que desconhece a consciência social do que ocorre, notoriamente.

De outro lado o “ego” representado pelas forças que estiveram nas ruas em junho do ano de 2013, famílias, crianças, povo consciente, informado, que em faixas disse o que é necessário, o que o sistema que o “ego” social conhece seja feito, em retorno ao que se paga de tributos, enorme universo, em impostos diretos, indiretos, taxas, contribuições e agregados, somente com mão de ida, sem volta.

Esse lado do psiquismo social consciente, foi expulso das ruas, e o foi por forças que os profissionais conhecem a origem.

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 28/05/2014
Reeditado em 28/05/2014
Código do texto: T4823289
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.