EM DEUS SENDO FRACOS NOS TORNAMOS FORTES

Era de uma fragilidade impressionante. A robustez de suas convicções destoavam da forma física que a enfermidade já fragilizará com o tempo. Era intenso e ao mesmo tempo comovente olhar para ela, porque no mesmo momento que nos despertava comoção, também despertava uma sensação de paz que é muito difícil de descrever. Estava vivendo um momento complicado de sua vida quando por razões de saúde estava muito debilitada. E foi assim que ela me procurou como advogado. Deveria eu ajuizar uma ação para que conseguisse um medicamento que poderia modificar a sua vida para melhor. Ela veio ao meu encontro em um dia que muitos problemas tinham ocorrido e que realmente a paciência e a tolerância haviam extrapolado os seus limites. No entanto ao me deparar com ela, senti que algo estava mudando. Em vez de falar, de pedir, de querer algo a sua primeira reação ao me encontrar foi dar-me um abraço. Não é um simples abraço. Era o abraço. Um abraço forte que nem parecia vir de braços tão frágeis. Um abraço caloroso que nada tinha haver com aquele corpo que há estava meio frio. Um abraço determinado que em nada lembrava a condição física de que o dava. E eu ali, recebi aquele abraço como quem recebe um presente que esperava a muito tempo. Não era apenas um abraço com braços como todos aqueles que a convivência social nos faz receber todos os dias. Naquele abraço, daquela senhora frágil e debilitada, estavam incluídos braços, olhos, coração, alma. Era muito mais que um apenas “abraçar”. Era um afago que ela fazia a minha alma que a muito estava esperando por um momento daquele como se pudesse depois desse abraço descansar em uma nuvem de paz e de conforto. Aquela Senhora não tinha absoluta ideia do que estava me proporcionando e pode ser mesmo que ela jamais tenha essa noção porque se trata de uma pessoa simples, uma pequena lavradora que na sua humildade e na sua pequenez talvez nem perceba que pequenos gestos como o abraço que ela me deu, tem um poder imenso quando fazem que abraços sejam mais que o entrelaçar de braços mas que sejam também o encontro de sorrisos e de almas que precisando uma das outras se acolhem e se ajudam mutuamente. E pude entender então uma passagem bíblica que fala: Em Deus sendo fracos somos fortes. Quando confiamos nossa vida a ele, mesmo que a enfermidade, a dificuldade, os problemas nos venham atingir continuamos fortes ou nos fortalecemos ainda mais, a ponto de poder ajudar o outro nem que seja através de um simples abraço. Era a vida me dando mais uma lição. A lição que a fortaleza verdadeira vem de Deus, que não é nenhuma vergonha se sentir ou estar fraco as vezes e sobretudo que podemos ajudar os outros, de formas simples e humildades como um abraço mesmo quando o corpo físico já não esteja mais em condição, mas quando a alma nos permite este tipo de ação.

Uma homenagem a uma grande mulher, corajosa, guerreira e vencedora: Edina Kuster Andrioli.