ENSAIO SOBRE UM JECA ESPERTO

Para quem ainda não o conhece quero aqui apresentar ao meu leitor o personagem do meu e de todos os textos da vida de qualquer um :

O Jeca Esperto.

Não que eu o conheça intimamente, Deus o livre ,ele apenas é fruto elaborado da minha presente obra ficcionista, toda embasada num sonho.

E foi assim que sonhei...para lhes avisar:

Saibam, Jeca Esperto não é uma novidade, sequer um personagem excêntrico, daquele todo certinho sempre candidato ao Bulliyng da vida ilibada, aquele que hoje remotamente só veríamos caracterizado nos poemas cadenciados da antiga era parnasiana, tampouco Jeca Esperto se trata dum ser quimérico do poético e "démodé" romantismo das eras amorosas, aquele ser galanteador de bigode afilado e terno de risca-de giz, nem um desnutrido e malfadado personagem de Monteiro Lobato, nada disso, Jeca Esperto é um personagem comum, que muito além dos pesadelos, também é dado ao realismo da vida, figura marcante da realidade válida para todas as ocasiões da história, inclusive como aprendizado humanístico obrigatório.

Jeca Esperto é um ser do "mundo- cão", desses que, a despeito das perenes dificuldades notórias da existência de todos , aprenderam a driblar os obstáculos com destreza assustadora , a sobreviver de falácias amparados na lei do mínimo esforço, ser sempre muito inteligente e preguiçoso, fazedor impecável dos cálculos de todas as relações custo-benefício que a vida nos impõe, lei que aos mais simplórios, nem sempre a vida lhes permite tempo hábil de cálculo rápido e preciso para imitar a esperteza do Jeca, a tempo do pronto aproveitamento de todos os atalhos aos caminhos mais fáceis da existência, aqueles percorridos pelos bondes das horas oportunas.

Um Adendo: Jeca Esperto não é um ser de perder os bondes da vida- de jeito nenhum!- muito menos de esperar pelos próximos e demorados trilhos nas estações laboriosas, como as dos que aguardam a sua vez na fila das bilheterias dos sacrifícios e dos méritos conquistados e agregados.

Jeca Esperto é parte dessas figuras dispersas pelo mundo, podendo ser encontrado em todos os ambientes da vida , desde os mais inóspitos até nos mais glamorosos, e que a primeira vista nos encantam aos sentidos, dada a sua eloquência impecável, emoldurada pelo sorriso fácil de expressão sonsa, que a muitos convencem sem contestações.

Jeca Esperto é um desafio às alienações...

Jeca Esperto é uma vitrine ilusória candidata ao sucesso garantido de vendagem ao público desavisado, pouco exigente aos produtos voltados às massas.

Jeca Esperto tem vocação de camaleão...se molda a todos os cenários do mundo e acredita que convence a todos num só discurso improvisado. Jeca Esperto, esperto como ele só, sempre se vale da presbiopia social adubada ao longo do tempo.

Fala o que a todos urge ouvir. Sempre portador das resposta rápidas às necessidades da hora, estende suas mãos prontas para tudo e para todos, desde que não lhe sobrevenha esforços inoportunos e desgastantes à imagem, desses que impõe tempo agregado de trabalho árduo em prol das verdades.

Jeca Esperto coleciona tapetes...de todas as marcas, de todas as cores e de todos os estilos.

De fala mansa , sempre promotor de si mesmo, o esperto Jeca despreza o olhar acurado e previdente dos que porventura enxergam o que não deviam. Ou o que não convém enxergar.

Jeca Esperto sempre é um ser , sujeito da primeira pessoa do singular e acredita cegamente que o mundo plural não sobreviveria sem ele.

Jeca Esperto, às vezes inadvertidamente esperto, sabe que é um sujeito acima de qualquer suspeita, conjugue ele o verbo que conjugar no palco que melhor lhe convier.

Jeca Esperto não erra nunca, sempre acerta, ainda que os acertos sejam dos outros.

Sonhei que normalmente se trata dum ser de deficitária memória e que claudica nos causos...causos e mais causos...inventados e reinventados sob várias versões.

Jeca esperto , além de tudo, precisa acreditar em si mesmo...para que os demais continuem acreditando.

Ser de muitos admiradores fáceis, sem muito crivo, Jeca Esperto promove as dificuldades do meio a lhes vender prontamente todas as facilidades geniais, mas que nada saneiam.

Seu magnetismo inato , dum tom sempre alegre e acolhedor ,hipnotiza nos argumentos vazios...a atrair para si todas as atenções dos que , por ventura, intentem desfrutar de toda sua esperteza e pseudo influência no meio.

Jeca Esperto é uma miragem de si mesmo, tão bem construída, que sequer desconfiaria na possibilidade de , um dia, vestir a “invisível roupa nova do rei” e se desnudar de si mesmo, do seu todo que só parecia ser a mais perfeita perfeição!

Jeca esperto é um impostor oportunista espalhado pelo universo todo.

É uma ficção fantasmagórica real. Uma profecia a ser cumprida.

Tenho para mim que sequer o Jeca Esperto acredita na sua perene esperteza...para todo o sempre.

Se você que me lê, ainda não conheceu um ser “tipo” Jeca Esperto, previna-se, porque ele aparecerá na sua vida quando o leitor menos esperar...

Sonhei que o Jeca esperto é aprendizado do qual ninguém deste mundo escapa. É apenas mera questão de tempo...e susto.

E quando o encontrar... só lhe restará rezar. E muito!

Para que algum outro Jeca Esperto, ao menos ilusoriamente, lhe livre desse cruel pesadelo...