O QUE TE FAZ FELIZ?
É engraçado porque este é meu primeiro artigo que pretendo publicar e antes de escrevê-lo perguntei á alguns amigos o que lhe faziam felizes, sabe o que a maioria me respondeu? Coisas como “Hã?”, “Bia, que pergunta é essa?” ou então “Que papo é esse de felicidade?” e nesse exato momento estou feliz por estar escrevendo e isso me faz feliz.
Mas e quanto a estas pessoas que me fizeram essas perguntas como se não conhecessem a felicidade? Parece-me que elas nunca tinham ouvido falar em ser feliz, em pequenos gestos que poderiam lhe fazer sorrir. São adolescentes que vivem em uma era de tecnologia muito presente em suas vidas, que sabem mexer em celulares complicadíssimos, mas quando vos perguntei sobre a felicidade, me responderam com um ponto de interrogação como se precisassem de dicionário para descrever algo que nossos avós olhariam para uma parede branca, sorririam e me responderiam com clareza, com pontos de exclamação ao invés de interrogação e jamais um ponto final.
Uma amiga me deu uma resposta bem intrigante, me disse que sua felicidade era imaginar os pais juntos, eles três. Ela nunca viveu isso. Porque se tornou tão complicado sorrir verdadeiramente? Porque até sorrisos falsos encontramos todos os dias, por vários lugares.
Tenho um costume bobo de olhar do começo dos ônibus até o final e sorrir para pessoas desconhecidas no trânsito. Os mais velhos na maioria das vezes, me olham e dão um doce sorriso, os mais novos me olham com a cara de “Que doida! Sorrindo sozinha.”
Não estou dizendo que sou a pessoa mais feliz do mundo e nem mais a sorridente, mas sou uma garota de 15 anos que se pergunta por que ser feliz hoje em dia é tão difícil, porque existem tantos casos de depressão, tantos casos de pessoas sozinhas, sem luz. Sim, sem luz! Porque não considerar a felicidade com uma luz? Mais digo a vocês, pessoas que vivem essas doenças tão comuns como depressão e que vivem sem esta tal luz: Busquem felicidade em coisas simples. Felicidade não é o celular mais caro e nem a roupa de marca. Felicidade é aquilo que você constrói sendo você mesmo, com adjetivos únicos( mesmo que você tenha que comer duzentos potes de sorvete ou tenha que fazer academia vinte vezes por semana). Não se iguale a ninguém em busca da felicidade. Faça o que der de bem com a sua alma, o que relaxe sua cabeça. Não deixe que os problemas diários afetem sua auto estima, mesmo que parte desses problemas sejam perder alguém, pense que este alguém esta bem e com certeza deve estar querendo seu sorriso também se for alguém querido. E principalmente, construa seu sorriso todos os dias, não deixes que ninguém o roube.
Porque afinal de contas, você pode ser feliz em qualquer lugar! Faça da sua felicidade uma realização pessoal, uma roupa que você tem que vestir todos os dias. Veja-a com os olhos de necessidade, observe, necessidade e não obsessão. A roupa que se veste e não se deve mais tirar.
Desejo que as pessoas que me perguntaram “Hã?” (como citado no começo desde relato), procurem a felicidade em coisas simples e não em um dicionário, procure em atitudes ao invés de palavras. Porque ser feliz é uma arte que é desejada ser pintada por todos, uma arte que é própria. Não espere ela bater em sua porta, toque a campainha dela e eu tenho certeza que ela vai lhe receber de braços abertos.