Abuso psicológico “sem pai e mãe, apenas avós”
“O prazer no trabalho aperfeiçoa a obra” do filósofo grego, Aristóteles. E na prática da rotina desta faculdade! Tem uma certa aula que se divide em abrigar um método de desrespeito do estatuto do idoso. Ou seja, o prazer do seu trabalho e aperfeiçoar o que mais gosta (humilhar os menos favorecidos dentro da sua aula) entre abusos psicológicos com insultos, humilhação e amedrontamento. Conforme o artigo 6º do estatuto do idoso, a pessoa idosa não deve ter medo de denunciar. Mas muitas vezes é muito difícil fazer certas denuncias. Porque tem certas pessoas que são muito influentes no meio da sociedade. E assim, ficamos sem pai e sem mãe neste grupo de idosos. E, estar dentro desta sala de aula! Para muitos, é um terror.
No inicio, quando um aluno, se apresenta no primeiro dia. É uma maravilha, é só sorrisos, mas depois como se diz na boca pequena “Lá vem chumbo, grosso”. Porque ali o sentido e demonstrar para a população, que são os melhores nas redes sociais. Então, estabelecer regulamento. Até concordo, mas, aterrorizar a curto de priorizar o seu trabalho! Eu não concordo... A ironia nesta sala é vista e ouvida por “quase” todos, presente. Como se fosse natural uma hospitalidade que não tem sentido, demonstrada por atitudes que gera descontentamento, por alguns, que ali frequentam, e que tem a coragem de dizer. É isto mesmo, muitos dali já saíram desta sala! Chorando, dizendo: “Aqui não volto nunca mais!...” Mas tem alguns que eu mesma presenciei que disse o mesmo, mas, voltaram. Qual seria o motivo, a necessidade?!... Seria falta de afeto familiar, ou solidão!?... Ou, será por causa da fama do professor de ser o melhor?!... Sem sentido não é mesmo? Pois é. Oferecerem para nós idosos, um espaço de lazer, mas transformaram em um “Ringe de boxer”. Ali somos nocauteados, a cada expressão, não aceita pelo professor.
Sobre a necessidade de dizer tudo isto. Foi só por um, de “tantos motivos”, “abuso psicológico”. Fui humilhada, amedrontada por parte de sua assistente no dia 19/05/2014. Se, já não bastasse, ele! Ela veio e disse num tom irônico ameaçador. “Se você não vier na apresentação, eu vou dar uma tapa na sua cara!...” E continuou falando, dirigindo-se aos outros. “... Viu gente!... Se ela não vier, exclamou; eu vou dar um tapa na cara dela.” A situação ficou tão chata, que o recurso que tive, foi em dizer meio sem jeito. “Há!! É mesmo!... Então vamos fazer um duelo entre tapas e não, beijos. E assim, nesta condição desumana, desagradam-te. E ali, todos presente, privados por qualquer motivo, sei lá! Ficaram caladinhos, com medo de serem repreendidos, por, ela. Ou quem sabe, acharam que era uma brincadeira como sempre na necessidade que se compromete fazer, quando algo, vai contra suas ordens.
Grande parte da população infelizmente se tornam idosas sem nenhum preparo. Tanto numa vida saudável, ou independente. E nesta fase da vida, passam a viver muitas vezes, dependendo da atenção familiar, da comunidade e das instituições. E com isso muitos destes idosos ficam emocionalmente, fragilizados. Então, para que alguém as, aceite. Aceitam ouvir, ver coisas, que muitas vezes não é do seu agrado. Não querem se comprometer, sem levar em consideração o sofrimento de um amigo que senta ao seu lado. “ficam em cima do muro...” menosprezam a humilhação, em que o outro está sentido.
Quando em me tornei uma idosa pensei ingenuamente. “Os, ventos irão soprar ao meu favor, sou idosa, a partir de agora, o senhor, “respeito.” Irá me proteger. Infelizmente me enganei. Estamos completamente sós. Por- que a sabedoria de alguém prevalece a sua falta de respeito. É uma pena dizer todas estas coisas que aconteceram e acontecem neste lugar, “nesta sala de aula.” Sabemos que ali, tem um grupo de idosos, que passaram a compartilhar emoções, amizades de carinhos e de respeito pela própria convivência, ligadas a horas de afeição. E alegar que não fiquei triste sobre a minha saída deste lugar! Não posso.
Foram, 4 anos, deixados ali. Investidos como; em roupas, acessórios, emoções etc... E, exigir mais de mim! Seria sacrificar a minha autoestima. Estou muito triste. Parece que esta faltando um pedaço de mim, que foi deixado, lá. Sinto uma sensação estranha, um buraco em meu peito que permito a todos. expiar. Agi de uma forma, a saber, que; se a gente não se respeitar aos olhos dos outros, ninguém vai respeitar. Usar um slogan a influenciar as pessoas, “os idosos,” que neste lugar todos são respeitados!! São pessoas, que, querer tirar vantagens em benefício próprio. Resgatar os direito do idoso e sustar nele a vontade de ser um cidadão aceito na sociedade! É ideia, de muitas, instituições. Mas... Poucas cumprem o que dizem ou escrevem em papéis. O sucesso de uma instituição só é válido, quando é verdadeiramente priorizado, a autoestima de um idoso, ou seja, de um aluno. E se você é idoso e se sentir que esta sendo vítima de alguma violência, por parte de alguém como, família, marido, mulher, filhos, netos, vizinhos, acompanhantes, desconhecidos ou até de um professor... Denuncie.
Estas, denuncias, podem ser feitas em qualquer delegacia de policia no conselho municipal do idoso. Através do Tel 4798-4716 e no centro de referencia do idoso. Cerim Tel 4798-3661.
Lançado, no ar abro caminhos para aqui este longo caminho possa nos mostrar que, todos tem o direito de usufruir o bem estar, e de ter o prazer de viver a sua terceira idade.
“O que passou, passou.
Jamais acenderá, de novo, O lume que apagou”
Do poeta maranhense Ferreira Gullar
Neire Luiza 22/05/14