NOSTALGIA
Nostalgia. sentimento que me aflige quando os momentos bons vem a consciência. tremenda sensação que provoca uma saudade injustificável e aterrorizante.
Ao ouvir uma musica desperta o sentido que o hoje não é suficientemente bom, ou que o ontem não foi tão ruim.
Nostalgia é perceber que a inocência da infância foi perdida e que esse período não foi tão bem aproveitado.
É perceber que nos tornamos melhores hoje, mesmo sabendo que o ontem permanecerá melhor... sabendo que o passado gera lágrimas e que a concretude para um eterno retorno nunca acontecerá.
Então nos resta encarar o que nos tornamos e aceitar que mesmo o ontem sendo bom, a nostalgia nos aprisiona por nos depararmos com a nossa capacidade humana de nunca aproveitarmos plenamente os momentos em que experienciamos.
Ela se apresenta por percebermos que a responsabilidade e os caminhos incertos estarão sempre presentes e que os momentos em que não sabíamos disso vivíamos bem e não perdíamos nossos sonhos/sonos...
Nostalgia é compreender que sempre acreditamos que o passado poderia ser melhor aproveitado e que muitas oportunidades apareceram e não conseguimos percebê-las.
E a cada dia percebemos que estamos mais maduros e conscientes, mesmo sabendo que o melhor momento de nossas vidas foi a infância, período em que nosso discernimento não está presente e que a crença na nossa onipotência estava mais que nunca firme, mesmo que a única arma que possuíamos fosse os sonhos e o desejo de viver bem.
A nostalgia me bate na porta ao perceber que a inocência foi perdida e a compreensão do mundo como ele é se aprimora a cada amanhecer fazendo com que as forças sejam cessadas.
No entanto, com meus sentidos eu posso cheirar, ouvir, tocar... lembrando de tempos remotos e felizes eu me deparo com o sentimento aonde surge a nostalgia e paradoxalmente a esperança de dias melhores.
ELAN LIMA 29 DE JANEIRO DE 2014