O INFERNO E A ALMA.

Muitos procuram buscar encontrar sua alma, e não encontram, alguns a encontram, poucos, outros nunca a encontrarão. Por quê? Por viverem no mundo do egoísmo, da soberba e da vaidade, e por isso não têm paz, e muito menos alcançam qualquer de seus objetivos, vivem aqui e já “um inferno”, na agonia das frustrações, mas não cedem em seus idiotizados convencimentos, gigantescos em insuficiência. São as labaredas próximas e íntimas das "bolgias" de Dante Alighieri. O inferno começa aqui, e creio não acabar neste rincão, nenhuma dívida, principalmente a espiritual, fica sem resgate. Não somos só matéria que se transforma.

A soberba é irmã do egoísmo e filha do mau caráter, pensa essa mancha que a natureza deixou respirar como ser humano, que está à altura do Criador e disputa a primazia com o próprio Criador, o "movente imóvel" aristotélico, que o tomismo deu movimento pelo amor, o que está além e acima orquestrando o cosmos, a organicidade, mas o fato é que já está no vestíbulo do inferno esse péssimo caráter, e não percebe, a febre da insuficiência cega sua visão pequena. Deus não gosta de mentiras, principalmente nessa procura.

Se acha superior a todos, e incorpora o menor dos seres, o “capo de tutti capi” dos mafiosos, é o Satã. E seu mergulho é profundo e sem volta. Como digo, quem não sabe o que procura não sabe o que pode achar.

Na e pela vaidade, é o brilho pardacento, nulo e pegajoso, que só seu espelho mostra com essa imagem. Está, segundo seu credo idiota, além do bem e do mal. É o Satanás que quer ser Deus. O anjo caído.

Dante descreve suas fossas onde habitam esses seres, as “bolgias” fétidas, mas enquanto habitam este planeta não encontrarão suas almas, que já andam em outros lugares, sem paz.

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 22/05/2014
Reeditado em 22/05/2014
Código do texto: T4815909
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.