"BRASIL UM PAÍS DE POLÍTICOS SEM VERGONHA".

"BRASIL UM PAÍS DE POLÍTICOS SEM VERGONHA".

"Arde o rastilho do tempo: Este ser circular que vive de dar voltas sobre si mesmo, infinitamente. Entre uma volta e outra ardo eu esta breve e mínima centelha, impelida para o vácuo da vida". (Rubens Soares Júnior).

Para não desmerecermos o pequeno número de políticos bons colamos o título dessa matéria entre aspas. Os políticos que estão no poder e que se aproveitam da desgraça de seus eleitores merecem pagar inúmeras penitências. Arrependimento ou pesar por falta cometida; contrição; metanóia. Expiação dessa falta pelo incômodo, pela fadiga, sacrifício, aflição e tormento. Como tem gente atormentada nesse país! Todas regiões brasileiras sofrem com diversas tipos de problemas. Terra seca, vegetação esturricada, muita chuva, enchentes homéricas que transformar o écrã brasileiro num caos. Em meio ao calor de desértico feitio, a chuva, é a urgente bênção do Céu esperada.

Vivemos com esses problemas com certa constância, mas as tomadas de providências são apenas paliativas, visto que as soluções não saem do papel e os aborrecimentos se desenrolam por muito tempo. Será que a população brasileira não tem o direito de ser feliz? Ou somente a classe política aproveita as benesses pelo alto numerário que ganha ao final de cada mês? Triste, dolorosa e calamitosa a situação da maioria da população brasiliana que ganha até três salários mínimos e aqueles que ganham R$ 70 reais e vivem abaixo da linha da pobreza. Falamos de política, mas de política que não resolve os problemas brasileiros. O velho discurso não muda e está alinhado com os últimos pronunciamentos públicos da presidenta. Em suma, o programa petista tenta alardear que, caso Dilma não seja reeleita, as conquistas sociais serão perdidas.

Essa conotação já frisamos em artigos anteriores. Dilma Rousseff tem insinuado nas últimas semanas, que os candidatos de oposição Aécio Neves(PSDB) e Eduardo campos(PSB) podem trazer desemprego e arrocho salarial. É pena que a presidenta não possa mais consultar a mãe Dináh, pois ela já faleceu. O objetivo é estancar a queda da popularidade de Dilma a partir da conquista do eleitorado que melhorou de vida, mas até agora se mostra refratário à presidenta. O impacto da real estratégia só poderá ser aferido com mais precisão nas próximas pesquisas de intenções de voto. Mas a campanha da lavra do marqueteiro do PT, João Santanta, avaliada pela cúpula do partido em reunião prévia, da qual participaram o ex-presidente Lula, o presidente da sigla, Rui Falcão, e o ex-ministro Franklin Martins, já foi capaz de produzir um dado negativo e está estampado em todas as redes sociais.

Lembramo-nos aqui das palavras do escritor Marco Antonio Villa quando diz que: "Vivemos um tempo sombrio, uma época do vale-tudo. Desaparecem os homens públicos. Foram substituídos pelos políticos profissionais. Todos querem enriquecer a qualquer preço. E rapidamente. Não importa os meios. Garantidos pela impunidade, sabem que, se forem apanhados, têm sempre uma banca de advogados, regiamente paga, para livrá-los de alguma condenação. São anos marcados pela hipocrisia. Não há mais ideologia. Longe disso. A disputa política é pelo poder, que tudo pode e no qual nada é proibido. O Brasil de hoje é uma sociedade invertebrada. Amorfa, passiva, sem capacidade de reação. É uma República bufa, uma República Petista". Vem as indagações notórias: " se Lula ganhar, 800 mil empresários deixarão o País".

Mário Amato, presidente da FIESP em 1989, ecoava a campanha de Collor. "Há evidências da relação do PT com as Farcs" - José Serra, candidato do PSDB, utilizou a tática do medo em 2010 e não obteve êxito. "O Brasil não pode parar"- Em 1998, FHC, candidato à reeleição, difundiu o temor da volta da inflação. Venceu no primeiro turno. Desde \ redemocratização do País, a retórica do mundo se revelou bem-sucedida apenas quando a população, em sua maioria, ansiava pela continuidade. Ou, então, em situações em que a tática fora utilizada por candidatos que personificam a mudança, nunca pelos que se opunham a esse desejo. ( Fonte: Revista "Isto É"). "O medo que o Partido dos Trabalhadores(PT) tem.

Deterioração das relações entre o PT e movimentos sociais leva o governo a enfrentar uma onda de protestos e greves pelo País. Apesar de as manifestações terem ficado abaixo das expectativas dos organizadores, Dilma teme que mobilizações, engrossadas por oportunistas, se intensifiquem durante a Copa e prejudiquem a reeleição. Para a sorte do Planalto, desta vez, há com quem negociar. E o clima esquentou. Em São Paulo, integrantes do movimento dos sem-teto protestaram em frente ao Itaquerão, ateando fogo em pneus. Tantos cursos de formação cultural enriquem o mundo!...

E ainda estamos na fase da pobreza cultural. Sempre nobre o anseio de conquistar esse ou aquele título de competência , entretanto, abençoada seja a criatura que aprende a viver satisfeita, buscando melhorar-se com paciência para que os outros vivam em paz. Esse é um belo recado que tem como viés os nossos políticos que somente desejam a locupletação. Nós estamos diante de situações muito complexas em que pessoas de todas as classes sociais parecem enlouquecidas, no anseio de escapar dos fatos negativos e deletérios de um caos social, onde predomina a violência infinita. A tormenta pode ser transitória,mas se não mudarem as rédeas políticas do País ela será contínua.

Voltando ao rol dos conflitos, diferentemente das manifestações de junho de 2013, porém, quando as depredações e os protestos foram encabeçados por movimentos anarquistas, os chamados Black Blocs, com os quais o planalto não conseguia um diálogo, o governo desta vez terá caminhos e maneiras de retomar o canal de comunicação com os manifestantes. Eles estão dispostos a sentar à mesa para negociações. A menos de um mês do início da Copa estudantes, servidores públicos municipais e estaduais e líderes de movimentos sociais organizaram protestos em diversas cidades do País.

Belém, Belo Horizonte, Fortaleza, Goiânia, Porto Alegre, Salvador, São Paulo, Recife, Rio de Janeiro, Brasília são as capitais onde as manifestações contra o governo do PT foram mais fortes e estudantes foram às ruas pelo passe livre nos ônibus. Cerca de 1.500 pessoas reuniram-se para protestar contra o Mundial da FIFA. O grupo era formado por estudantes, funcionários públicos estaduais e municipais. Atos em prol do passe livre reuniu cerca de 500 pessoas , entre estudantes universitários e secundaristas. Motoristas de transportes coletivos fizeram um protesto por melhorias salariais. Estudantes apoiaram o movimento, que teve ônibus incendiados. Estima-se que 100 pessoas foram às ruas protestar contra a realização da Copa.

Esses dados são acontecimentos nas capitais citadas. Estudantes, representantes de movimentos sociais e sindicalistas fizeram uma passeata na região central da cidade em direção a Arena Fonte Nova. Carros foram depredados durante os protestos contra os jogos. Vândalos fizeram arrastões e saquearam lojas. Protestos contra a Copa ocuparam o centro da cidade do Rio de Janeiro. Em Brasília ativistas promoveram atos contra a violência. Pressionados pelos sindicalistas e pelos movimentos sociais, a presidenta Dilma e seus auxiliares tentam sufocar essas ações de todas as formas.

Nas últimas semanas, o governo acionou a justiça para isolar uma possível paralisação na Polícia Federal durante a Copa do Mundo, num movimento estranho à história do PT. Não se admirem se o Brasil parar nessa malfadada Copa do Mundo de Futebol que só o PT queria, pois não houve concorrente e o Brasil foi beneficiado. De acordo com uma estimativa da Central Sindical e Popular(CSP- Conlutas) cerca de um milhão de trabalhadores irão às ruas, nos próximos dois meses, em todos os Estados. Já a Força Sindical calcula que quatro milhões de trabalhadores se mobilizarão por melhorias e condições de trabalho. Quando os trabalhadores se rebelam contra o Partido que os representam é porque a situação está drástica, perigosa e pode transformar todo o País num caos sem precedentes.

Pensa bem povo brasileiro e auxilia sempre. O pessimismo alheio talvez interfira, tentando furtar-te a confiança. Sim. É possível que a tua dádiva não seja utilizada tão nobremente quanto seria de desejar. De outras vezes o teu gesto espontâneo de cooperação e bondade provavelmente não tenha sido interpelado na altura que lhe imprimistes. Por essas belas palavras nós acreditamos que o povo brasileiro não suporta mais sofrimento e descasos. Violência com mortes de jovens envolvidos no tráfico e consumo de drogas, assaltos a bancos, sequestros relâmpagos, tráfico de seres humanos e a quem fale em tráfico de órgãos humanos, corrupção desenfreada, paraísos fiscais, prostituição infantil e adulta, contrabando, desvio e lavagem de dinheiro, licitações viciadas, esse são apenas alguns itens do câncer político que vem tomando conta do País.

Homérico e destruidor parece não ter mais fim e nós brasileiros a ver navios, mas quando a resposta vier nós não almejamos estar perto, pois será imprevisível a situação em que ficará o País. vem mais imoralidade por aí. Nome de Lula aparece no caso Berlusconi. Na carta em que extorquia o ex-premiê italiano, o jornalista Valter Lavitola, o ajudou num polêmico negócio de madeiras na Amazônia. Justiça da Itália. A carta escrita por Valter Lavitola em que Lula é citado foi encontrada no computador do ítalo-argentino Carmelo Pintabona, amigo e um dos homens de confiança do jornalista, que também responde a processo por lavagem de dinheiro e corrupção internacional. Lula foi covarde, pois não moveu um dedo para defender os mensaleiros que trabalharam para ele, e quando surge algum caso de corrupção ele está no meio. Não sabemos como um homem tão perigoso ainda está gozando de liberdade. Ah! Brasil! Pense nisso!

ANTONIO PAIVA RODRIGUES- MEMBRO DA ACI- D ACE- DA UBT- DA AOUVIRCE- DA AVSPE- DO PORTAL CEN E DA ALOMERCE-JORNALISTA PROFISSIONAL

Paivinhajornalista
Enviado por Paivinhajornalista em 20/05/2014
Código do texto: T4813799
Classificação de conteúdo: seguro