JCPM - Um exemplo de educação que o Brasil precisa copiar

Saio com certa constância e participo de encontros com amigos, irmãos cristãos, parentes e até colegas eventuais no sentido de tratarmos de negócios.

Desta feita, não raro, tenho percebido o seguinte: As pessoas não se cumprimentam mais!

Sim, tenho observado que se numa mesa estiverem umas 4, 5 pessoas e uma delas conhecer alguém de outra mesa, aquele conhecido dirige-se à mesa onde estão os 4, 5 convidados e trata de forma individual à apenas aquele conhecido, sem sequer cumprimentar os demais.

Faz um tempinho que tenho percebido essa nova tendência no mundo secular.

É horrível!

É muita falta de educação!

Os demais convidados ficam com cara de tacho (termo genuinamente nordestino que significa cara de zé mané) e não são sequer apresentados mesmo de forma superficial ao visitante que chegou à mesa.

Estes dias, num jantar com familiares, uma pessoa muito influente reconheceu um parente meu (também influente no seio da sociedade pernambucana) e ambos agiram exatamente assim.

Se cumprimentaram, bateram um papinho curto e alegre, apertaram as mãos, bateram nos ombros um do outro igual políticos em época eleitoral, despediram-se e cada um voltou para sua mesa.

Fiquei com cara amarrada e quase interpelei, dizendo: Vocês perceberam que existem mais 6 pessoas nesta mesa? Por que não apresentam ou ao menos cumprimentam os presentes com um singelo e oportuno "boa noite" e ao se despedir, por que o convidado não pediu licença? Vocês estudaram tanto para isto, foi?

Hoje, uma colega narrou que ao adentrar num escritório de uma empresa Multinacional que convidou-a para um contato, certo executivo saiu de sua sala, olhou nos seus olhos, mexeu os cabelos desalinhados e não cumprimentou-a.

Crítica, pensou: Tadinho, estudou tanto, se profissionalizou mas não se educou! Tenho pena de você, meu caro! Volta já para o ensino fundamental, doutorzinho de meia tijela!

Trabalhei num grupo pernambucano em que o proprietário, mesmo sem ter o nome que tem hoje, ao chegar na filial, cumprimentava cada funcionário apertando a mão desde o pessoal da limpeza e manutenção, à gerência de todas as áreas, inclusive de crédito (meu caso).

Eu e minha equipe ficávamos encantadas com o educado gesto daquele líder.

Um homem dócil, humilde, que gostava de gente, visionário, reconhecedor dos valores dos colaboradores e que fazia com que trabalhássemos com um sorriso no rosto, dando o sangue pela empresa dele.

Este gestor hoje é um dos maiores executivos do Brasil e o nome mais famoso de Pernambuco - Dr. João Carlos Paes Mendonça JCPM.

Conquistou um império, fundado em árduo trabalho, lisura e transparência em seus negócios, perseverança, visão, foco, determinação, equipe confiável e permanece cheio de humildade, pois já se passaram quase 20 anos que laborei para seu conglomerado e pelo que sei, ele continua sendo um exemplo de gestor, de líder que o Brasil precisa reconhecer e copiar seus feitos.

Seu legado ele está escrevendo no dia a dia e a sociedade brasileira e pernambucana só tem a agradecer.

Lembrar que fui empregada dele me enche de prazer e fico lisonjeada.

Ele é sim, muito bem educado!

Resta um pequeno pedido: Dr.João Carlos, por obséquio, dê aulas de educação aos executivos e líderes brasileiros! A sociedade agradece!

Educação é fundamental e não devemos perder a essência, pois se

perdermos nos tornaremos irracionais, insossos e infelizes.

Educação é o tempero do ser humano!

#sejaeducado