Grupo social

O grupo social não é uma simples soma de indivíduos, é um conjunto que nasce, cresce, evolui, adquire personalidade; onde a pessoas se aperfeiçoam e se revelam. Quanto mais diferentes os integrantes de um grupo, maior e mais intensa é a troca de experiências, mais eficaz se torna este laboratório de comportamentos.

O grupo social produz o fortalecimento do conhecimento mútuo. Isto significa aprendizagem, sem invasão da individualidade. Não é um palco de estrelas e rejeitados.

Viver em grupo é uma oportunidade de exercitar a humildade; ter consciência de que a participação equivocada de apenas um pode interferir na harmonia de todos. É ali que se vê claramente o impostor, o ditador; é ali que descobre o líder do bem e do mal. Fingimentos são detectados, porém o grupo entra em ação educando, ajudando, perdoando. A convivência estimula atitudes e comportamentos positivos.

Michel Quoist, no seu livro Poemas para rezar, diz que “em volta dos buracos os arames dão-se as mãos. Para romper a roda apertam com muita força o punho do companheiro; assim é que com buracos, conseguem fazer uma cerca”. Sugere ainda uma oração para o grupo:

“ Senhor, na minha vida há uma porção de buracos. Há vazios também na vida dos meus vizinhos, mas se quiserem, vamos dar-nos as mãos, apertar bem com força e, juntos, fazer um belo rolo de tela e cercar o paraíso.

Ivone Boechat
Enviado por Ivone Boechat em 18/05/2014
Reeditado em 18/05/2014
Código do texto: T4810800
Classificação de conteúdo: seguro