Serviço de arquiteto

Sinceramente? Eu estava com vontade de passar em um concurso público e ir embora daqui. Porque há momentos em que a gente percebe que o pessoal não dá valor para o nosso trabalho. Eles acham que o serviço de arquiteto é só fazer um desenhozinho de planta, coisa simples, que dá para fazer da noite para o dia e que por isso deve sair barato. E eu não estou exagerando, muita gente pensa e age exatamente assim. Chegam aqui e falam: “Eu quero uma casa 8x8, já sei onde vai ficar e tudo. Só quero que você desenhe. Não vai ser muito caro né, já que eu estou te dando tudo pronto, é só desenhar”.

Além de não valorizar, isso para mim é uma falta de respeito com o profissional. Daí eu digo que é bom ele já ter uma opinião formada, mas, como ele é leigo e eu sou a profissional, vou tentar melhorar a ideia que está me apresentando, e isso não é apenas desenhar, mas fazer um Projeto Arquitetônico. Alguns até entendem quando falo isso, mas não significa que valorizem o trabalho.

Até pode ser que em outras cidades as pessoas tenham essa mesma visão de arquiteto, mas eu acho que lá os próprios profissionais se valorizam mais. Aqui, a gente precisa trabalhar quase de graça. Tem muita cidade menor que cobra mais por metro quadrado do que a gente. O resultado disso é que eu até tenho muito trabalho, mas preciso me matar para ganhar bem menos que em outros lugares. Vejo gente que não trabalha tanto mas já se estabilizou financeiramente e ainda consegue dormir e ter vida social durante os fins de semana – eu não consigo.

Eu continuo aqui porque é onde eu tenho família, namorado, e porque acho que é onde Deus quer que eu fique por enquanto. Mas às vezes bate um desânimo, mesmo sabendo que ainda estou no começo e que é preciso paciência e persistência. Apesar de tudo, tenho orgulho do escritório, porque está no mercado há um ano e eu ainda não precisei pedir a ajuda do meu pai... Mas chega de conversa, que agora eu tenho mais uma obra para visitar.

Henrique Fendrich
Enviado por Henrique Fendrich em 16/05/2014
Reeditado em 16/05/2014
Código do texto: T4808559
Classificação de conteúdo: seguro