MONOPÓLIO

Sob todos os pontos de vista, na atividade comercial, o monopólio é uma prática danosa principalmente para o usuário que fica refém da baixa qualidade dos produtos ou serviços.

Por lhe faltar a concorrência, permissionário estabelece as regras, determina os preços, negligencia a prestação do serviço, acomoda-se no modus operandi, além de desdenhar do usuário.

Independente de quaisquer justificativas, os correios (monopolista do serviço de correspondência no Brasil) estabelecem preços diferenciados para:

- mesmo tipo de encomenda;

- mesma rota;

- mesma cubagem e

- mesmo peso.

Ontem, dia 14/05/2014, aconteceu comigo o seguinte caso:

No dia 06/05/2014, foi postado no Recife/PE o pacote com 15 livros para minha residência em Santo André/SP, ao custo de R$ 19,95 que significa R$ 1,33 de custo unitário.

Quatro desses livros estão destinados aos meus familiares que residem em quatro cidades diferentes daquele Estado.

A agência dos Correios em Santo André/SP me cobrou R$ 4,30 (preço unitário, independente da diferença dos CEPs) e a atendente, teve o cinismo de tentar explicar que a diferença se deve ao tamanho do pacote.

Ora, cada livro pesa 240g e mede 14x21x1,5cm. Portanto o pacote com os 15 livros pesa 3.600g e mede 14x21x22,5cm.

O trajeto é exatamente o mesmo;

O serviço (Registrado Econômico) o mesmo;

Mês e ano, os mesmos...

Eu devo ser muito estúpido para não entender o porquê da majoração de 210% na tarifa...

Apesar de saber que estou sendo roubado, quando aliviar a indignação, mandarei os livros pelos Correios porque, infelizmente, o serviço (ou inserviço) por causa do maldito monopólio, só eles podem fazer.