UM CERTO SÁBADO PASSADO - LANÇAMENTO DE "ITAQUERA - UMA BREVE INTRODUÇÃO"

O sábado amanheceu claro, contrariando os prognósticos da previsão do tempo, que durante toda a semana anunciara que estaria frio, nuvens carregadas e talvez até uma garoa. Desde cedo tentei manter uma certa rotina, procurando aparentar uma calma que não existia. Acordei, meditei um pouco, fiz uma pequena caminhada, tomei café preto puro, naveguei pelas redes sociais e cuidei das plantas e do cachorro.

Lá pelas 10 da manhã fui encontrar o Giba (mais que um irmão, uma das dádivas amigas que tenho), e de lá fomos nós para a Biblioteca Sérgio Buarque de Holanda, cujo nome significa muito pra mim. Este historiador brasileiro é desde os tempos de faculdade, uma das referências por onde meu pensamento trafega. E este livro que ora lanço, Itaquera – Uma Breve Introdução, traz, com certeza, muito das leituras que fiz do mestre Holanda, além de outros.

E se me propus a essa coragem de imbricar minhas letras para a pesquisa histórica, é porque fui muito norteado pela ideia fixa de que se o país já criou excelências em nossa historicidade (como o historiador que batiza a biblioteca de meu bairro), posso, talvez, contribuir um pouquinho com um pouco de minha lavra miúda.

Feitos os pequenos ajustes, arrumação do espaço, o Gueguê (outro parceirão) liga e vinte minutos depois também já está lá, prático e devotado, como sempre. Desconfio que acertei na loteria com a ideia de trazê-lo para dar uma força no meu trampo. O cara é dez!

Voltamos pra casa, deixo o Giba na dele e rumamos para a minha, onde arrumo mais algumas coisas, tomo banho, almoço com Gueguê e rumamos de volta para a biblioteca. Antes, porém, passamos de novo na casa do Giba, o motivo agora é buscar a Tati (além de esposa do amigo, também irmã-amiga, confidente e pau-pra-toda-obra quando preciso de ajuda), que vai mais cedo pra dar uma força no início dos trabalhos.

Cheguei, chegamos. Aos poucos o pessoal vai aparecendo, tento ficar na troca de idéias mas a caneta e a cadeira, minhas companheiras para o restante da tarde, requerem minha presença. De agora em diante, o negócio é escrever, assinar, abraçar e deixar-se fotografar. Velhos e novos amigos aparecem. Também comerciantes, moradores antigos de Itaquera, professores, jornalistas, produtores culturais, artistas, livres pensadores, alunos, todos que comparecem ajudam a colorir um tarde que irradia um calor tímido, pequeno diante do calor de tantos abraços. Confesso: esse é o êxtase que todo autor quer.

Seis da tarde, a Aurea, simpaticíssima bibliotecária – uma das coordenadoras do espaço, junto com outra luz, a Ariete – avisa cortesmente que precisa fechar. Sorrio agradecido, sei que passei do horário. Consigo arrastar para fora, ainda que com certa demora, a turba que ainda se faz presente.

Estou feliz!

Nota final: além de Giba, Tati e Gueguê, Áurea e Ariete, o segurança da biblioteca (que infelizmente esqueci o nome), quero também agradecer à Toninha, que organizou (junto com o onipresente Giba), o coquetel para a recepção. E aos meu filhos Rhaíra, Raphael e João, além de meu neto, Arthur. E - claro! - à sempre musa Raquel.

Segunda nota final: ontem terça-feira, quatro dias depois do lançamento, na reunião pedagógica semanal da escola, um professor amigo, Edinaldo, propôs duas coisas que muito me envaideceram, ao mesmo tempo que quase me fizeram abrir um buraco no chão, corado de vergonha. Primeiro, diante de uma dezena de professores com quem trabalho, ele quebrou o protocolo propondo um brinde especial para o Itaquera - Uma Breve Introdução. Depois, comentou com todos que está lendo, gostando, e vai usá-lo em sala de aula.

Repito: “esse é o êxtase que todo autor quer!”

Terceira nota final: O livro pode ser adquirido pelos sítios virtuais da Editora Kazuá e da Livraria Cultura mas, principalmente comigo, com direito a autógrafos.

Posso enviar o livro "Itaquera - Uma Breve Introdução" via Correio. São R$ 37,00 com despesas do correio inclusas. Depósitos nas C/C: 98914-2 - Ag. 1382 (Bradesco) ou C/C: 29739-9 - Ag. 3011-2 (Bco. Brasil). Ambas em nome de JOSÉ CARLOS F. LIMA.

Depois do depósito é só informar via inbox no meu Facebook ou através do e-mail efranelas@yahoo.com.br, que enviarei no próximo dia útil. Normalmente o livro chega em até 3 dias.

Abraçaços!