O ESPELHO

Ao me olhar no espelho vejo uma criança que sonha com muita força e desejo, a sua imagem apresenta-se um pouco turva chegando a ser um pouco distorcida, a vejo sempre pensando refletindo em como elaborar uma estratégia para ser feliz. Em muitos momentos ela sussurra em meus ouvidos os seus desejos e planos, sempre muito bem fundamentado para a sua idade... talvez eu subestime demais essa criança que tanto sabe!

Ao olhar no espelho eu vejo um adolescente inquieto, frustrado com as possibilidades que não foram possíveis, vivendo o mito da onipotência que é aniquilada pelos sonhos perdidos. Esse adolescente me chama bem perto e consegue em alto e bom som reproduzir toda a sua energia e inquietação quanto a sua fase e descobertas, Ele me ensinou que mesmo com as limitações, com os nossos sonhos ultrapassamos as barreiras do impossível!

Ao me olhar no espelho eu vejo um adulto, cheio de responsabilidade e desejo de crescimento, sufocado com os compromissos e a correria pela perfeição; em busca de um lar, status social, sucesso profissional... um lugar ao sol. Ele anda ultrapassando seus limites, tentando se encontrar e lidando com a frustração de que nem sempre podemos ter tudo em que queremos. Esse adulto me chama e confidencia em tom melancólico que as forças estão se acabando e que não está sabendo lidar com as escolhas e as exigências que ele e o mundo impôs para si. Ele me ensina que precisamos ter discernimento e compaixão consigo mesmo para que possamos alcançar nossos objetivos!

Ao me olhar no espelho eu vejo um idoso, daqueles ranzinza que não costuma rir, vivendo a solidão e o sofrimento de uma vida mesquinha, vivendo com a dor de não ter aproveitado os caminhos esplendidos. Ele apesar da tristeza aparente tem um brilho nos olhos que em muito irradia nos meus e me encandeia, provocando vertigem e mal estar. Esse idoso tem muito a me ensinar, em um tom um pouco rude ele grita "chegue mais perto jovem!", meio que inseguro eu me aproximei e ele com um ar sereno me confidenciou: "aproveite a vida, não espere muito por ela, faça por merecer e der a ela o seu melhor". Neste momento o idoso me deu as costas e olhou de lado com uma aparência mais tranquila e acolhedora e de repente...

... Ao olhar no espelho eu me vi. Refletindo em mim pude me observar. percebi os caminhos que percorri e todo o compromisso que devo ter comigo mesmo. Eu me vi, no espelho embasado de minha alma, encontrando minhas virtudes e imperfeições. Cheguei mais perto de mim e me observei. Como em um toque de magica percebi que o reflexo é o espelho do refletido!

ELAN LIMA 03/04/2014

ELAN LIMA
Enviado por ELAN LIMA em 13/05/2014
Código do texto: T4804867
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.