MÃE, SÓ EXISTE UMA; EU TIVE VÁRIAS – FELIZ DIA DAS MÃES!

( TO BE OR NOT BE: With out mother, not be!(Jota Kamera!

When I was just a little child

I asked my mother, 'What will I be?

Will I be pretty?

Will I be rich?

Here's what she said to me:

Que Sera Sera,

what ever will be, will be;

The future`s not ours to see.

Que Sera Sera,

What will be, will be(( Jay Livingston e Ray Evans)

Quando eu era apenas uma criança,

Eu perguntei a minha mãe: 'O que eu serei?

Será que vou ser bonita?

Será que vou ser rico?

Aqui está o que ela disse para mim:

Que Sera Sera,

o que sempre vai ser, será;

O futuro não é nosso para ver.

Que Sera Sera,

O que será, será(Jota Kameral)

Quando o Deífico escreveu em seu sermão que as homenagens às mães tinham que ser todos os dias e não só o segundo domingo de maio, ele acertou em cheio e eu concordo plenamente com o que ele escreveu.

Quando, nos anos sessenta eu desembarquei no cais de João Augusto chegando de fato a uma nova terra, que era a minha terra, mas que eu não a conhecia, pois, havia saído ainda bebê, jamais havia imaginado que, além da minha mãe genética, ganharia mais algumas mães. São elas:Tia Elzinha, Dona Lindaura, Dona Nenzinha , Dona Ruth, Dona Idalina - Dona Rosa não conta porque ela foi algo magnânimo para todos nós.

É claro que outras mães foram sendo agregadas no decurso das minhas caminhadas. Dona Diva, Dona Ester, Arturzita, Dona Nilza. Também tive a felicidade de conhecer a mãe de Arturzita nos anos setenta e, no primeiro contato que tive com ela eu também a adotei como minha mãe. Uma mulher maravilhosa, Dona Delza, Dona Deti, Dona Fidelcina, pelo convívio diário com elas : Suas casas também eram os meus segundos lares.

Se não bastasse ganhar estas mulheres maravilhosas, ainda ganhei outras mães: As mães de todos os meus amigos e colegas. Todas elas tratavam-me com muito carinho. Algumas mães de amigos eu perturbei bastante por frequentar demais a casa delas. Palu,(mãe de Tonho) Zefinia,(mãe de Jorge) Dona Lurdes,(mãe de George) Milu(mãe de João Batista) Jandira(mãe de Novais) Judite(mãe de Buxexa) Nenzinha(mãe de Renê) Dona Laurinda(mãe do Flamarion) a mãe de Kadinha, a mãe de Genésio, a mãe de Jairo, a mãe de Platão. Peço desculpas por não lembrar os nomes neste momento. Peço perdão aos demais colegas por não citá-los. Mas as suas mães também são minhas. É que as citadas são as casas em que eu mais enchia o saco, das respectivas mães por está sempre indo sempre lá.

Dona Nenzinha, Dona Ruth e Dona Lindaura, em substituição à minha verdadeira mãe, exerceram todas as funções que uma mãe tem que exercer para com os seus filhos. Educaram-me da melhor maneira possível. As demais mães davam – me muito carinho tratando-me bem.

Ter muitas mães afetivas de fato e de direito é algo muito grandioso. Enche – nos de plena felicidade. Mas também não posso negar que existe também um preço muito grande a pagar: Momentos de tristezas e saudades que são a paridade deste preço. A cada dia que uma se vai, nós vamos nos transformando órfão na mesma medida. Recentemente perdemos a mãe Dona Nenzinha e Dona Diva, mulheres que foram muito importante para as nossas vidas e deixaram um legado insubstituível, impagável.

Também perdemos mais duas mães fantásticas: Mãe Astéria, conhecida como vó Astéria e perdemos mãe Argentina recentemente.

Para nós que ficamos deixo uma mensagem que deve nortear sempre as nossas vidas. Tristeza no evento e saudades para toda a vida, sim. Faz parte da nossa existência. Jamais devemos dar a dimensão à ausência. A presença vivida e vivenciada por nós com as nossas mães sempre será maior do que toda a ausência que teremos que conviver, porque, mesmo ausentes as nossas mães jamais deixarão de estar presentes no continuar das nossas caminhadas. Somos partes delas, e a nossa memória gira em torno das lembranças e de tudo o que nos foi ensinado por elas.

FELIZ DIA DAS MÃES PARA TODAS AS MÃES INCLUSIVE PARA TODAS AS QUE JÁ NOS DEIXARAM.