Hino nacional é uma chatice

Quando tocam o hino em eventos, fico torcendo para terem escolhido a versão instrumental. Escutar metade é menos incômodo. Mas infelizmente, na maioria das vezes, tocam a música toda! Aí eu tento relaxar, respiro fundo dizendo a mim mesmo "calma! Vai acabar em um instante!".

Ajuda muito relembrar as partes engraçadas, que inevitavelmente acontecem. Impossível segurar a risada quando escuto o "sssss" do clássico e inextinguível tropeço na hora do "braços fortes" (para quem não lembra, tem que ser cantado no SINGULAR). Só não é melhor que o instante do 'terror' da segunda parte, na estrofe "Brasil, de amor eterno seja símbolo". Já observou? Várias pessoas ficam apavoradas nesse momento. Alguns inventam outros idiomas, outros balbuciam como bêbados, porque ninguém tem certeza absoluta da sequência. E dos que continuam certo, "O lábaro que ostentas estrelado", há também os que erram na concordância, pronunciando "estrelados". Vai saber, devem pensar que "ostentas" trata de alguma coisa no plural. Há momentos cômicos, mas sinceramente, prefiro não estar presente durante a execução.

Estes plurais me fazem lembrar dos fumos que os colegas de quarta série levavam quando a professora tomava o hino como se fosse tabuada. Se cantavam "Braços fortes", advertência. Agora, meu filho, quando saía um "estrelados" depois do "ostentas" era reguada certa! A propósito, esta foi a única época em que me interessei de verdade pelo hino: durante a quarta série. Porque decorar a letra aumentava um ponto na nota de história. Sofri, penei, mas decorei!

Cantar o hino nacional - li por aí - representa um gesto de respeito e amor à pátria. Que lindo! Você não fica emocionado quando vê o Sarney cantando o hino? E o José Roberto Arruda? O Collor! No Palácio do Planalto cantando o hino no dia da posse, com aquele barítono maravilhoso, bons meses antes do confisco. Lindo! Torturadores da época da Ditadura cantando o hino, bonito também! Multidões cantando o hino Brasil afora - especialmente em dia de jogo - e nos dias que se seguem jogam lixo em terreno baldio, xingam no trânsito, estacionam em vaga de idoso, riquinhos e ricões dão um olé no Imposto de Renda, políticos e servidores desviam verba de merenda das escolas e medicamento das farmácias populares... mas cantam o hino muito bem! Por isso repito a primeira fase deste parágrafo, mas agora em forma de pergunta: cantar o hino nacional representa um gesto de respeito e amor à pátria?

Quer demonstrar amor pelo seu país? De verdade? Não fique só na cantoria! Compartilhe as coisas boas do lugar onde você mora. Ajude a melhorar o que não está bom. Junte-se a seus vizinhos, amigos, familiares para resolver os problemas da sua rua, do seu bairro, da sua cidade. A praça tá abandonada? Faça algo por ela. A escola do seu bairro é boa, tem bons professores, bons projetos? Divulgue-a! Conte para os outros! Faça fotos, vídeos, textos, compartilhe na rede, leve para pessoas de outras localidades boas ideias e bons exemplos! Escolha bem as pessoas que vão te representar, desde o Grêmio da Escola até a Presidência da República. Seu país agradece.