Árvore cortada

Dona Isaura estava tomando sol na calçada quando sua vizinha Hilda saiu no portão.

- Hilda! Chegue aqui venha ver uma coisa...

- Que foi Isaura?

- Olha lá a Maria indo embora da casa da Judite. Coitada... Nem mala tem tá levando as roupas na trouxa.

- A Judite despediu a Maria? Gente... Ela está ali acho que desde que me mudei pra essa rua.

- Pois é... Fiquei sabendo ontem. Coitada da mulher, se dedicou boa parte da vida a cuidar da casa do Quim e depois que ele se casou com a Judite ainda veio morar com eles e trabalhar ai igual uma escrava. Ela se não me engano era babá do Joaquim, esposo da Judite né. Está com ele desde que era bebê eu acho...

- É mesmo... A Maria já tinha me contado isso.

- A Maria deu a vida por ele praticamente. Cuidou do Quim como se fosse um filho. E pensar que essa bisca da Judite era empregada da mãe do Quim. Seduziu o Quim e engravidou.

- Golpe da barriga. Ô mulherzinha... Essa Judite foi esperta. De empregada virou madame né.

- Agora a Maria foi posta pra fora. Só porque foi a única que tentou abrir os olhos do Quim.Coitada, tá indo pro interior viver com uma sobrinha. Dedicou uma vida ao Quim e sua família, foi uma segunda mãe pra ele e olha como saiu... Com uma mão na frente e outra atrás.

- Ô meu Deus... Que judiação. Maria não merecia isso. Essa Judite é uma pilantra. Tadinha da Maria, a Judite abusou dela enquanto pode também né. Porque sempre via ela fazendo tudo ali na casa.

- A Judite abusava mesmo. Acho que ela queria era se vingar pela Maria ser contra o casamento. A coitada ainda ficou esses anos todos aguentando desaforo da Judite.E agora que está de idade foi posta na rua.

- Ficou na rua da amargura.

- Sabe Hilda, bem que eles falam :A árvore quando está sendo cortada observa com tristeza o cabo do machado que é feito de madeira.