O COMPORTAMENTO SOCIAL BRASILEIRO

O COMPORTAMENTO SOCIAL BRASILEIRO

"Eis a base da boa convivência. O amor interliga e realimenta os corações. Faça um exame de consciência e responda: você ama seu próximo? Sem amor tudo se extingue na desilusão.Com amor tudo se transforma e se ilumina. Ame seu próximo mesmo que ele não esteja tão próximo."(Ariston S. Teles).

Duas belas palavras que foram esquecidas ou exterminadas por completo da vida humana. Amor e perdão. Será que amar e perdoar o próximo é tão difícil e impraticável? Nós diríamos que não, no entanto, uma parcela da sociedade brasileira teima em não aderir ou imantar em seus pobres corações, essas duas sinonímias. O ser hominal a cada dia que passa se distancia de Deus, e por pirraça ou ignorância, se insere no mal com todas as ferramentas.

A maldade está inserida nas mais diversas camadas sociais, na política, na justiça, na educação, na saúde e na segurança. Será que pela imperfeição humana tudo isso será possível? Quando o homem mudará de azimute e colocará o bem no seu coração, e passará agir com mais fraternidade e caridade?

Parece impossível, mas não é. A educação vem do berço, a cultura se adquirida na escola e através de conhecimentos gerais. Sendo o homem o produto do meio, este colabora para seu comportamento, mas devemos colocar em mente, de quem faz o meio é o próprio homem. "A expansão da consciência é a realização mais importante para toda a humanidade, neste momento de nossa evolução".

A consciência é um atributo altamente desenvolvido na espécie humana e que se define por uma oposição básica: é o atributo pelo qual o homem toma em relação ao mundo e, posteriormente, em relação aos chamados estados inferiores, subjetivos, aquela distância em que se cria a possibilidade de níveis mais altos de integração.

É o conhecimento desse atributo e a faculdade de estabelecer julgamentos morais dos atos realizados: uma consciência reta; consciência torturada. Pode ser nominada como o conhecimento imediato de sua própria atividade psíquica ou física: "Tudo isso se desenrolava dentro dele sem que ele próprio tivesse plena consciência dos pensamentos".

Poderíamos nos prolongarmos definindo consciência, no entanto ficamos por cá pensando nas atitudes políticas e dos políticos que querem açambarcar todo o dinheiro da nação, enquanto o povo paga impostos imorais e ilegais e os mais necessitados ficam a ver navios.

A politicagem modifica a cabeça humana fazendo com que o dinheiro seja o ponto primordial para eles e não o eleitor que vota. Se não existissem eleitores não existiriam políticos.

Veja: " A caminho do segundo turno". - Pesquisa midiática mostra pela primeira vez que a eleição presidencial não deve ser resolvida em uma só votação, como apontavam as enquetes até agora divulgadas. A oposição ganha votos e, se fosse hoje, a disputa seria entre Dilma Rousseff e Aécio Neves. Será com certeza uma briga de cachorro grande, expressão baseada no clichê popular.

No cenário em que o eleitor é colocado diante de uma lista com todos os pré-candidatos, Dilma Rousseff (PT) conquista 34% dos votos.

Os demais somam 32,4%. Uma diferença de 1,6%, que, diante da margem de erro de 2,2%, pode levar a eleição para o segundo turno. Segundo nos informa a Revista "Isto É" a intenção de voto para presidente estimulado com os três principais candidatos.

Dilma Rousseff(PT) 35%, Aécio Neves 23,7% (PSDB), Eduardo Campos(PSB) 11%, outros( indecisos, brancos, nulo, não respondeu 30,4%. Estimulados com todos os candidatos: Dilma Rousseff do PT 34%, Aécio Neves(PSDB) 19,9%, Eduardo Campos (PSB) 8,3%, Pastor Everardo (PSC) 2,3%, Randolfo Rodrigues (Psol) 1,0%, Eymael(PDC)0,4%, Mauro Lasi(PCB) 0,3% e Levy Fidelix (PRTB) 0,1%. nenhum, branco, nulo, não responderam 33,9%.

Os indecisos, os que votarão em branco, nulo e não responderam representa um percentual alto e quem quiser garantir a eleição terá que fazer um belo trabalho, aliado ao grande e bem feito planejamento para conquistar essa fatia de mais de 30% de eleitores. Esse quadro ode mudar até o dia dois de outubro, visto que agora os eleitores estão mais preocupados com o que vai acontecer na Copa do Mundo de Futebol de 2014. Abandono, queda do apoio a Dilma fez crescer entre aliados o apelo "Volta , Lula".

O Retrato dele até voltou à parede em gabinete de deputado do PR. falando em volta Lula e se isso for verdade e se concretizar sua eleição, ele será o dono do Brasil. Em apenas 8 anos governando o País ele engordou suas contas bancárias, cresceu seu patrimônio e se for presidente novamente ele passará a escritura e ficará com o Brasil como sendo posse dele.

Muito estudiosos afirmam que está difícil para a "presidenta". Inflação, perda de poder de compra no último ano e queixas em relação a saúde pública podem explicar parte da queda da popularidade de Dilma. A avaliação do governo hoje: positivo 29,6%, Regular 34,2%, Negativo 31,9% e não sabe/não respondeu 4,5%.

Aprovação do desempenho da presidente Dilma Rousseff: Desaprova 49,1%, Aprova 40,2 % e não sabe /não respondeu 10,8%. Como está o Brasil hoje: Não está no rumo certo 50,2%, mais ou menos 26,8%, Está no rumo certo 20,1% e não sabe /não respondeu 3,0%. Em relação a inflação a maioria dos entrevistados acredita que foi afetada por alta de preços e o poder de compra em relação ao ano passado ficou assim: Menor 65,9%, igual 17%, Maior 15% e não sabe/não respondeu 2,2%.

A militância, a identificação do PT ( Partido dos Trabalhadores) ainda é a maior entre os partidos, mas casos como Mensalão e Petrobras afastam eleitores da legenda. Os problemas mais graves do País: Saúde 44,6%, Educação 11,3%, Segurança 11,3%, Corrupção 9,9%, Desemprego 3,3%, Administração 2,3%, Moradia 2,0%, Inflação 1,4%, Falta de infraestrutura 1,1%, Estradas 1,1%, Falta de lazer 0,9%, Limpeza urbana 0,7%, Trânsito 0,6%, saneamento 0,5%, transporte coletivo 0,5%, Outros 1,0%, nenhum 1,6% não respondeu 6,4%.

O desencanto com o Brasil. - Um estudo inédito revela o que os brasileiros pensam do País: um lugar desonesto, violento e ruim para se viver. Será que os eleitores conscientes acreditam na pesquisa aqui exposta? Devemos tomar uma medida expansiva, pois se agirmos assim, é porque queremos expandir a nossa consciência para percebermos a totalidade das questões e dos assuntos que nos dizem respeito e nos afetam. Esperar por medidas políticas para melhorar a situação da população estamos cansados de esperar.

O espelho atual está tão apagado, embaçado que só podemos antever e ver: corrupção, locupletação, lavagem de dinheiro, peculato, Mensalão, Propinoduto, paraíso fiscal e nenhum melhoria para a população. Enquanto as grandes cidades crescem, as cidades do interland e as grandes periferias estão superlotadas de pessoas carentes, necessitadas e nesse diapasão os aproveitadores inserem drogas de todas as espécie fazendo com que a violência cresça assustadoramente. Esse é o quadro triste e atual de nosso tão sofrido Brasil. Pense nisso!

ANTONIO PAIVA RODRIGUES-MEMBRO DA ACI- DA ACE- DA UBT- DA AVSPE- DO PORTAL CEN- DA AOUVIRCE E DA ALOMERCE

Paivinhajornalista
Enviado por Paivinhajornalista em 07/05/2014
Código do texto: T4797916
Classificação de conteúdo: seguro