Cada qual tem os seus motivos

Marcos demorou a retornar da escola. Atraso atípico: normalmente ia e voltava com a irmã. Ela bem que estranhou saber que ele tinha ido embora sozinho: _ Que será que deu nele? – pensou; tem tanto medo de andar só...

A mãe também estranhou, mas com tanto a fazer acabou esquecendo-se do filho.

As duas tomaram um susto quando a porta se abriu e Marcos entrou com seu novo corte de cabelo: moicano radical!

Mudas, as duas se entreolharam sem entender o que levou um rapaz tão discreto a tomar tal atitude. A trilha de cabelos eriçados no meio da cabeça, da testa à nuca, emprestava a Marcos um ar bizarro...

A refeição foi em silêncio, embora o adolescente parecesse bem à vontade.

Quando o pai chegou, o rapaz estava no seu quarto. A mãe lhe contou a novidade quase sussurrando. O pai emudeceu e passou bom tempo envolto em pensamentos. De repente desabafou:

– Onde foi que erramos?

No dia seguinte os pais foram à escola e ao curso de inglês do filho, para sondar se colegas e professores haviam notado algo estranho com o garoto, mas todos negaram.

Quando entraram no carro, o pai comentou: – Marcos inventou ou descobriu alguma coisa. Precisamos saber o que e como.

Perto de casa, avistaram Marcos voltando pra casa só e tranquilamente.

– Ele tem saído sozinho desde que foi ao barbeiro; disse a mãe ao perceber o olhar indagador do marido.

O pai estacionou o carro sem desligar o veículo, deixou a mulher em casa, e foi direto ao barbeiro que há anos ele e o filho frequentavam.

Enquanto era atendido, displicentemente perguntou a seu José se tinha cortado os cabelos de Marcos recentemente. Diante da negativa do barbeiro, o pai retornou a casa; estava mais calmo, e não sabia por que, mas estava bem.

Encontrou Marcos em seu quarto tocando violão.

– Filho, eu quero entender as suas razões para tomar uma atitude tão radical.

– Ah, os cabelos? Não se preocupe não, pai. Tem funcionado legal. Os trombadinhas e trombadões nem me encaram mais. Pesquisei na internet. Tinha uns índios americanos, os moicanos, que cortavam os cabelos assim – e apontou a própria cabeleira – antes de irem pra guerra, pra deixar os inimigos apavorados. Pai, e não é que funciona? Até os vizinhos me olham de outro jeito...

Fez uma pausa e prosseguiu; agora mais sério:

– Pai, eu não posso viver me escondendo, me apoiando nos outros até para sair na rua. Pai, eu sou um homem. Eu cuido de mim. Amanhã vou cancelar o psicólogo e agradecer a ele. Porque ele já deu o seu recado ao dizer: “Cada qual encontra o seu caminho”.

22/06/2009 -

Anita D Cambuim
Enviado por Anita D Cambuim em 03/05/2014
Código do texto: T4792740
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.