CLICK

Não quero perder esse momento .

Não posso perder esse momento .

Sinto que se estivesse com a câmera faria a melhor foto da minha vida agora .

Porque justo hoje tive de esquecê-la sobre o sofá ?

Essa não é a primeira vez que isso me acontece .

Não sou fotografo de verdade . Só gosto de tirar fotos e guardar tudo numa pasta . Nunca mostrei a ninguém essa pasta . Tirar fotos e um hobby idiota meu .

Tenho fotos de casais no parque , pássaros empoleirados em fios , de velhos jogando domino aos domingos pela manha . Tiro todas essas fotos para depois esconder tudo . Roubo momentos da vida de desconhecidos e dou a eles nomes .

Esse senhor de roupa social parece estar procurando emprego . Seu cabelo esta empapado com mousse . Ele lê o jornal enquanto espera pelo ônibus no ponto . Debaixo do braço carrega uma pasta plástica com toda sua vida profissional nela . Passou a manha toda entregando currículos , se sujeitando a qualquer tipo de emprego . Agora , no ponto , aguarda a condução que o levara para casa . Lá vai esperar por uma ligação . Sempre que o telefone tocar seu coração vai bater mais rápido e sua mulher vai torcer os dedos enquanto arrasta o cesto de roupas que pegou para lavar afim de ajudar na renda .

Talvez amanha esse homem nem se lembre desse momento , de que leu um jornal desesperado por um anuncio de emprego nesse ponto de ônibus as duas da da tarde de uma quinta feira . Se minha câmera estivesse comigo , eu teria isso só para mim .

Tenho um trabalho chato como qualquer outro .

Vivo num apartamento pequeno e apartado como muitos .

A noite assisto aos mesmos jornais , vejo as mesmas séries de TV , tomo café e escovo os dentes . Minha vida não é nem um pouco interessante . Meu vizinho vive me chamando para o boliche . Tem um boliche a duas quadras de casa , e esse vizinho vai sempre lá . Leva suas próprias bolas . As vezes , quando consegue me convencer , jantamos juntos . Pedimos pizza e coca . Nos sentamos no sofá cada um com sua fatia num prato . Dai ele se levanta , vai até seu quarto e volta com duas bolas pesadas de boliche enroladas em pedaços de flanela laranja . Enquanto come começa a lustrar elas . Usa cera para carro .

Meu vizinho diz que elas são feitas de poliuretano , mas também podem ser feitas de poliéster e outras coisas . Segundo ele elas pesam quatro quilos cada , mesmo seu peso sendo superior a oitenta . Ele me diz que o certo mesmo seria usar bolas de sete quilos , mas se o fizesse suas costas iriam arrebentar de vez .

Com a bola bem na frente do meu rosto pergunta se não é uma belezura .

Consigo ver meu rosto na superfície vermelha da bola .

Quase não reconheço o reflexo da figura pálida .

Então me lembro que não tenho nenhuma foto minha .

Na pasta secreta só tenho fotos de outras pessoas .

Quando saio , quando deixo o apartamento apertado do meu vizinho para voltar ao meu ele faz o convite .

Vamos jogar um dia desses .

Ele promete que não vai pagar pesado comigo .

Forço um sorriso simpático e agradeço pela pizza.

A vida dele não é mais interessante que a minha . Ainda sim tenho duas fotos suas .

No trabalho esse tipo chega com esse relógio de bolso .É de prata e tem uma corrente de lata pendurada nele .

Esse tipo explica que foi do seu bisavô e deixa claro o quão importante ele é .

Segundo ele o relógio funcionava direitinho ontem , até que do nada parou .

Chacoalho ele no meu ouvido . Ouço algo solto dentro dele .

Abro a tampinha e tem uma foto colada nela .

Minha filha , diz o homem .

Fala que a foto é velha , que hoje a garota já tem dezesseis anos e toca flauta .

Daquelas que a gente compra nas um e noventa e nove da vida ? Pergunto , mas não é . A que sua filha toca custou vinte e cinco .

Explico para o homem que preciso ficar com o relógio por um tempo . Novamente me diz que foi de seu bisavô .

Dois dias no máximo , falo .Ele pergunta sobre os relógios na vitrine . Quer saber se estão a venda . Quer saber se não estaria interessado no que pertenceu a seu bisavô .

Tem um V forjado na tampa de prata .

O homem diz que não sabe o que significa . Pergunta quanto custa esse e aquele da vitrine . Experimenta três e propõe uma troca . O relógio já esta em seu pulso enquanto dou outra olhada na foto da sua filha .

Vai querer a foto de volta ? Pergunto .

O homem esta encantando com o paraguaio algemado no seu pulso , nem ouve minha pergunta .

Negocio fechado . Apertamos as mãos , ele se vira vai embora .

Como estou tentando perder peso almoço sempre na mesma padaria que só serve coisas naturais . Lá tomo suco de laranja e como um lanche de peito de peru . Boa parte do pessoal que frequenta essa padaria esta acima do peso , todos tentando voltar a boa forma . A mulher que atende lá esta sempre de olhos vermelhos e tem uma fala mansa . Tem esse negócio indígena pendurado sobre o caixa .

Filtro do sonho , ela diz .

Pergunto para que serve e ela fala que serve para filtrar sonhos . Seu halito e forte e queima minhas narinas .

O tal filtro e redondo , todo trançado de cipo e enfeitado com penas coloridas .

Parece mais uma peneira que um filtro .

A atendente diz que da no mesmo , que ambos servem para não deixar passar coisas ruins .

Bem a sua frente tem um punhado de panfletinhos . Quando vai me dar o troco tira um e entrega junto .

É para uma festa que vai acontecer nesse final de semana . No sábado . O panfleto me garante desconto na entrada .

Festa dos anos oitenta .

Tem a foto do John Travolta impressa nele.

É legal ir fantasiado , me diz a atendente . Use calça boca de sino e esse tipo de coisa .

Mas calça boca de sino e anos setenta .

( ?????????????? )

Consegui um desconto de cinco reais com o tal panfleto . Ninguém estava fantasiado de anos oitenta . Vestiam roupas atuais e caras . Aqueles tênis com sistema de amortecimento melhores que do meu carro . Pulseirinhas que brilham no escuro . Musica dos anos noventa . Bebidas dos anos dois mil .Na entrada dois seguranças me apalparam . Queriam saber o que eu tinha na bolsa .

Minha câmera .

Quer saber o que vou fazer com ela .

Pergunta idiota . Respondo .

Não , não sou o fotografo da festa .

Os seguranças estão afim de me aporrinhar . Me pedem para tirar a maquina da bolsa . Eles olham e dão risada . Ainda funciona ? Claro que sim . Não sabiam que ainda fabricavam essa . Digo que não fabricam anos .

O pai de um dos seguranças já tivera uma igual . Enquanto isso a fila só cresce atrás de nos . Os dois seguranças conversam entre si como se não tivesse ninguém ali . Eles me devolvem a maquina , botam uma pulseirinha de papel no meu pulso e dão sinal para que eu passe . A musica segue tão alta que não consigo sequer ouvir meu pensamento , mas todo resto conversa e dança . Conversam olhando para boca um do outro . E mais leitura labial que conversa propriamente dita .

O que foi ? Pergunto a loura parada na minha frente . Ela esta tentando dizer algo enquanto masca chiclete . Ela sorri e aponta para mim . Seus dentes brilham na luz negra . Com o dedo faz sinal para que eu me abaixe um pouco . Quando faço ela se aproxima , sinto cheiro de cigarro saindo da sua boca . Cigarro de cravo . Seus olhos verdes vem de encontro aos meus castanhos . Penso , que horas para meus lábios estarem secos . Umedeço com a língua , fecho os olhos e ouço essa voz no meu ouvido .

Da pra tirar uma foto minha e do meu namorado ?

Quando abro os olhos vejo seus cabelos louros ao lado do meu rosto .

Não sou fotografo , digo .

Mas e a maquina no seu peito ?

É um hobby .

Um hobby ?

Conversamos assim , encostando a boca no ouvido do outro .

Acho que ouço , mas que hobby idiota …

Dai ela se vira e vai de encontro a esse sujeito com um S de Super Man estampado no peito . Alguns passos depois some em meio a psicodelia de luzes . Caminho pelo lugar , passo em frente ao palco onde o DJ segura seus fones contra o rosto , sigo mais , cruzo com o bar lotado . Tem mais gente no bar se esbarrando no que na pista de dança . Passo pelo bar e vou direto para a área aberta . Lá um casal fuma , dois caras mantém uma conversa acalorada , duas amigas socorrem outra curvada que vomita e geme . Tem uma fonte , uma pequena cachoeira desligada cheia de musgo verde . Me sento na sua beirada e olho as horas .

Dez e meia .

Foi um erro aparecer .

Amanha acordo cedo para trabalhar . Já deveria estar dormindo .

O céu hoje nem estrela esta . Esta cinzento , a lua se esconde em algum lugar por de trás de nuvens escuras .

Dou uma checada na minha maquina , escondido , tentando escondê-la de olhos curiosos . Por hoje ela já me causou muitos problemas . Esta ficando cada vez mais difícil encontrar filme Kodak . Tenho que regular bem quando usar .

A garota que vomitava , as amigas a botaram sentada num banco . Jogam água na sua nuca . Uma verdadeira meleca que estão fazendo ali . Tiro a tampa da lente e focalizo . Tento ser discreto . Tenho medo que o flash chame muita atenção .A luz do lugar não ajuda muito , sei disso mesmo não sendo profissional .

Amanha a garota não vai se lembar disso .

As amigas vão tentar ignorar o ocorrido . Ou talvez não.

Tenho ela bem na minha frente .

Quem sabe a coitada não tenha pego seu namorado com outra ?

Olhando bem , agora que a tenho no foco , parece ser menor de idade . As amigas também .

A coitadinha vai tomar uma surra quando chegar em casa .

Ha ...não , não , não ….sai da frente . Ta me atrapalhando ...Não tá vendo que tá atrapalhando ...espera ai , o que ? …

Essa pessoa entra esta parada entre minha cena e eu . Ela acena , faz um oi . A olho pela lente . Da bolsa ela tira outra maquina e começa a me olhar por sua lente . Faz outro oi .

Dessa vez respondo .

Estamos ambos nos encarando pelas lentes .

Meu deus , seus cabelos são azuis .

Tiro a câmera do rosto por um segundo e confirmo , são azuis mesmo . Esta andando , começa a se mover na minha direção . Eu , sentado na fonte , ela andando , vindo de encontro , olhando por sua lente .

Esta me deixando nervoso .

Não gosto de ser fotografado .

Ela tropeça em algo mas logo se recompõe . Da um conferida no chão para ver o que é .Não é nada , tropeçou no próprio pé . Pés calçados em all star vermelhos . Os cardaços são brancos .

Cabelo azul , tênis vermelho .

A garota que vomitava já não esta mais lá .

A garota de cabelos azuis toma todo meu foco .

O flash de sua maquina me cega por alguns instantes .

Ainda a observando pela minha lente , ela diz que não sabia que tinham contratado mais de um fotografo . Me mostra sua credencial , um pedaço de papelão prezo ao seu pescoço por uma fita laranja . Lá diz que se chama Vanessa . Explica que seu nome se refere a um gênero de borboleta . Pela lente da câmera vejo duas borboletas tatuadas em seu pulso esquerdo . Vanessa tira a câmera do meu rosto e pergunta meu nome . Respondo . Falo que não sei o que ele significa . É só um nome .

Então , quanto tão te pagando ? Quer saber ela . Pra mim ofereceram uma ninharia ,mas não to podendo jogar dinheiro fora .

Seus olhos são um de cada cor . Castanho e verde claro. Fica incomodada quando percebe que estou olhando .

O que foi ? Tem alguma coisa presa no meu cabelo ? Meu rosto esta sujo ?

Seus olhos , eles são diferentes .

Do estojo da sua maquina tira um espelhinho e da uma olhada .

Que saco , perdi uma lente .

Pede que eu segure o espelho e enfia o dedo no olho castanho .

Não é a primeira vez que me acontece , sabe . Vivo perdendo essas porcarias . Quando termina os dois olhos estão da mesma cor , verde .

Quer saber de uma coisa , to afim de tomar algo . Diz ela . Já bebeu a licor de chocolate deles ? É o melhor . Acho que devem usar cacau de verdade , não essência e essas coisas . Vamos lá , você paga , diz Vanessa me pegando pelo braço .

Não , não , espere ai …

O que é ?

Tenho que trabalhar …

Não esquenta , a noite é longa . Você tira mais mil fotos antes da festa terminar .

É serio , preciso mesmo ir …

Mas ela não dá bolas . Nem ouve o que digo , só me arrasta para dentro do salão enquanto digo que não posso beber , que tenho de acordar cedo para trabalhar .Enquanto isso vamos penetrando no mar de gente que ocupa o bar . Conforme avança vai pedindo desculpas e licença . Logo estamos no balcão . Vanessa parece conhecer o barman e pede dois licores . Ela grita para o cara botar na minha conta , e aponta para mim que estou do seu lado . O barman me olha e responde , mas que conta ? É pra descontar do pagamento dele , ele é fotografo , tá me pagando uma bebida …

Tiro uma grana da carteira e boto no balcão .

Vanessa grita em meio ao barulho da musica dos anos noventa que não preciso pagar já , que eles podem descontar do meu pagamento .

Mas não to trabalhando , não sou fotografo , sou só um zé ninguém roubando momentos …

Ela tenta me devolver o dinheiro mas eu o empurro de volta para o balcão . Peço para o cara passar logo as bebidas . Ele apanha a grana e prepara dois copos . Pego um e Vanessa o outro . Nos sentamos numa mesa no fundo do salão , onde ninguém esta , onde a luz da rua entra e clareia o cabelo azul dela .

A próxima rodada é minha , ela fala .

Tomamos um gole . Vanessa enche as bochechas com o licor e engole .

Meu Deus , não disse que era bom . Preciso pedir a receita para o barman .

É forte , digo , torcendo o rosto .

Você não é do tipo que bebe , certo , diz Vanessa , rindo.

Olha aqui , não sei o que você tá pretendendo , mas tenho de …

Tem que trabalhar , já entendi . Mas relaxa um pouco . Aposto que nem começou a fotografar ainda . Quer saber de uma coisa , eu tenho um punhado de fotos , se você beber comigo te dou um monte delas salvo sua pele .

Mas …

Não , tudo bem . Ninguém vai perceber . Vou te contar um segredo , eu também não tirei nenhuma ,mas já trabalhei num punhado de festas desse tipo . É só escolher algumas meio escuras e pronto . Ninguém percebe nada . Contanto que tenha um grande cartaz escrito FESTA DO ANOS OITENTA na foto , esta tudo tranquilo .

Mas isso é pilantragem .

Pilantragem ? Claro que não , isso é ser esperto . Não estou fazendo nenhum trabalho artístico aqui . Fotografar festas infantis e mais artístico que isso .Se pudesse escolher não estaria aqui , mas como falei preciso do dinheiro .

Ela enche novamente as bochechas com o licor e engole . Agora quer saber quem me contratou . Ela aposta que foi o Francisco , um sem vergonha , segundo Vanessa . Ela segue assim , falando e falando e falando . Fala sobre sua irma que mora nos EUA e trabalha no Mcdonald's , sobre a mãe que faz bolos sob encomenda , sobre seu cachorro de três patas ...enquanto fala eu ouço , e penso como seria legal ter um gravador agora . Quando terminou a festa já estava no fim ,.

Vanessa bêbada de licor de chocolate .

Balbucia sobre carona . Posso levá-la embora . Não vejo porque não . É inofensiva apresar de falante . Boa pessoa , e também ouvi-la contar suas historias me deixou contente .

Parados no farol pergunto onde é sua casa . Confunde os endereços . Primeiro me passa o caminho do seu ex noivo .

Hey , onde você tá me levando ?

Questiona ela quando se da que aquele não é o caminho de sua casa . Na segunda tentativa paramos em frente a seu estúdio . Ela ri e fala que ainda é muito cedo para abrir . Na terceira depois de darmos algumas voltas finalmente encontramos . Na porta da sua casa tem uma meia das cores da blusa do Freddy Krueger .

O que essa meia faz pendurada ai ?

É pro Papai Noel não esquecer meus presentes .

Mas estamos em abril , e você já é bem grandinha .

Vinte e nove , ainda estou em tempo de sonhar . Nunca é tarde demais para sonhar .

A carrego até sua porta . Preciso virar a chave no trinco também .

Porque não entra . A gente toma um vinho .

Não , nada disso . Já bebeu demais por hoje .

Olho no relógio . São três da manha . Vanessa pede meu endereço . É pra enviar as fotos , ela diz . Esta se sentindo culpada por não ter me deixado trabalhar . Falo que não precisa , que ...mas ela insiste .

Se não me der o endereço começo a gritar .

Você não faria isso .

Então ela grita . Tampo sua boca .

Você é louca !

Sua gargalhada é abafada pela minha mão .

Se eu lhe der o endereço você para ?

Com o polegar confirma que sim .

Escrevo num pedaço de papel o endereço da oficina de relógios .

É do meu trabalho . Horário comercial .

Tem certeza que não quer entrar ? Diz se insinuando de maneira cômica .Ela me faz rir .

Tudo bem , então . Você é quem sabe .

Me viro e começo a descer os cinco degraus que dão na calçada .

É meu cabelo , não é ? Eles te assustam . Mas não tem com que se preocupar , sou bem boazinha . Só uma garota perdida e desencanada .

Digo a ela que gosto do cabelo . Não falo nada sobre seus olhos verdes e sua tatuagem de borboleta no pulso . Quando dou a partida no carro sua porta já esta fechada com a meia e tudo .

Acordo cedo com dor de cabeça . Dormi apenas duas horas . Boa parte da noite fiquei pensando na irma de Vanessa , no seu cachorro de três patas , em tudo que contou enquanto enchia a cara com licor . Tomo uma aspirina e entro dentro da blusa e da calça jeans . Dou uma espiada pela janela do apartamento antes de sair . A rua esta calma . Tem aquele cachorro malhado que fuça o lixo todos os dias . Tem o catador de latinhas que também remexe o lixo . A certa dignidade nisso . De certo não é a profissão que sonhou quando criança , ainda sim não deixou a peteca cair . Tento comer meu café da manha ; pão com manteiga e chá gelado . Mas não consigo , tudo que boto na boca tem sabor de chocolate . Não sou lá grande coisa bebendo . Tem gente que aguenta bem , tem gente que pode passar dias bebendo para dormir e acordar inteiro . Penso se Vanessa é uma dessas ? Penso em ligar para ela , em dar uma passadinha no seu estúdio , ver se esta tudo bem . Acho que seria a coisa certa a fazer , já que contou tanto de si , dos bolos sob encomenda da sua mãe . E tem outra , meu filme esta acabando . Preciso de outro filme Kodak , dai aproveito para saber se esta bem . Melhor ir logo , estou dez minutos atrasado .

Meu vizinho me pega saindo de casa . Ele esta vestido como um maratonista . Suas pernas são tão finas , desproporcionais a sua barriga . Não que seja gordo , apenas tem uma enorme barriga . Inchada . Esta ficando calvo cedo demais . Deve ter trinta anos , no máximo , mas suas entradas são de um homem de quarenta . Quando nos movemos o piso de madeira do prédio range .

Olha só você ai , diz o vizinho . Ele fala que me ouviu chegando tarde ontem . Hoje , digo a ele , cheguei cedo hoje . Ele franze o rosto sem entender .

Não cheguei ontem , cheguei hoje cedo . Acho que quatro horas .

Muito bom , muito bom mesmo . Sabe , a gente , e quando digo a gente me refiro a eu e você , deveríamos sair juntos dia desses . Botar pra quebrar com as garotas . Lá no boliche sempre rola musica e uma vez por mês o pessoal da Clinica aparece por lá .

Que clinica ? , pergunto enquanto descemos os degraus.

Da de loucos . Os que tem bom comportamento ganham uma noite no boliche todo mês . Preciso te contar , tem duas ou três que valem a pena .

Ele quer saber se vou estar livre na sexta que vem . Digo que tenho compromisso . E no sábado ? Quem sabe , provavelmente estarei ocupado , mas ficamos de combinar durante a semana . Meu vizinho se anima com a ideia . No estacionamento fortalece o fato das garotas loucas .

Vai valer a pena , cara , você vai ver . Sabe , são loucas , provavelmente vão babar um pouquinho , mas não é culpa delas , e involuntário . As pobrezinhas não tem controle sobre isso .

Dirijo até o centro . Parado no farol tenho uma decisão a fazer. Viro a direita e sigo para minha loja , ou dobro a esquerda no estúdio de Vanessa ? O sinal abre , com não tem ninguém atrás de mim penso mais um pouco . Porque deveria fazer isso ? Nem a conheço , uma completa estranha que me fez pagar bebidas e ainda tive de levar embora . Sem duvida não preciso me relacionar com esse tipo de gente . E aquele cabelo , quem usa cabelo azul fora do carnaval ? Deve ser uma qualquer aproveitadora . Vai ver o estúdio nem é seu , só disse que era para fazer valer sua mentira de ser fotografa .

Abro a loja , e como de praxe , não tem ninguém esperando . Trabalho sozinho porque prefiro assim . E outra , pra que funcionário se eu mesmo tenho tempo de sobra ? Viver entre relógios é estranho . Não agora , não hoje em dia , pois já me habituei a isso . No começo precisava olhar a hora a todo momento , e cada vez que olhava apenas um minuto se tinha passado . Um dia completo parecia ter quarenta e oito horas . Horrível , ainda mais se seu patrão for seu pai . Meu pai , ele acreditava ser o próprio senhor do tempo . Dentro da oficina era seu próprio deus . Se tivesse fome as nove da manha , avançava seu velho tic tac até o meio dia . Se precisava de mais uma hora depois de fechar a loja para terminar um serviço , atrasava os ponteiros . Assim ele congelava o tempo . Sua pequena capsula do tempo prensada entre dois pequenos prédios comerciais . Parecíamos estar sempre lotados de trabalho de tão pequena a oficina era . Se um de nos precisasse passar , ir aos fundos buscar algum material , o outro teria de se encostar na parede como uma lagartixa . Os anos passaram , agora o senhor do tempo sou eu , tenho minha própria capsula não muito maior que a do meu pai , que de nada serve quando entro e o calendário atrás do balcão diz que é domingo , e eu poderia estar na cama , dormindo , curando a ressaca de chocolate dos anos oitenta .

02/05/2014

13H21M

Cleber Inacio
Enviado por Cleber Inacio em 02/05/2014
Código do texto: T4791348
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.