A COLA DO EDUCANDÁRIO

Na escola havia muitas coisas: cadeira, giz, lápis, lousa, alunos, professores e havia também uma cola.

Um cola-tudo que tinha um poder de colagem muito forte e persistente.

Entre tanto, a cola não colava elementos escolares, muito menos, material de papel ou de plástico, era especialmente diferenciada.

A cola colava pessoas, é isso mesmo, pessoas!

Colava numa mesa que havia na escola.

A tal mesa continha moedas, bastante dinheiro.

A cola foi usada um dia por Joãozinho que colou Mariazinha no centro da mesa.

O tempo passou e a Mariazinha ainda permanecia no centro da mesa rodeada de moedinhas.

Mariazinha gostou de ser colada e decidiu colar, não objetos, e sim,

outras pessoas...

Mariazinha colou Mariquinha, colou também Dalila, colou Sebastião, e colou igualmente a namorada de Sebastião, assim como a prima de Dalila.

Mariazinha não cansou e nem parou por aí, colou ainda a tia de Dalila, a qual era sua sobrinha, novamente colou outra pessoa, seu sobrinho: Mariozinho.

Dessa forma, colou mais, o Chico, o Francisco, o Severino, o Antônio, e o Joaquim.

E a mesa da escola estava toda colada

por pessoas que tinha algo em comum: a ganância pelo dinheiro, pois a mesa estava repleta de moedinhas.

Contudo, Mariazinha queria colar mais pessoas na mesa, só que a mesa

estava cheia, então decidiu colar nas pernas da mesa.

Só que houve um problema, o tubo da cola secou, e não havia outra cola reserva, nem outra pessoa para dar a Mariazinha uma cola nova.

Mariazinha gritou, gritou e gritou, mas não foi ouvida por ninguém,

somente pelos indivíduos que estavam colados.

Mas os colados não passavam de marionetes da ambição e da ganância, cegos pelo seu egoísmo e ignorância.

A cola acabou, assim como a alegria de Mariazinha e seus parentes.

Só que a escola não podia conter uma mesa colada por pessoas.

A escola queria pessoas para ensinar e estudar, e não para serem coladas.

A escola vomitou a mesa com todos os seus colados.

Vomitou e decidiu não usar mais aquele tipo de cola, a qual colava pessoas, usaria sim, cola apenas para objetos e materiais.

Mariazinha queria que todos os seus amigos, parentes, familiares fossem

colados assim como ela foi um dia, porém ela aprendeu uma lição:

tudo na vida há começo e fim, até o processo de colagem.