Racismo, civilização e o século XXI

O noticiário esportivo nos últimos meses também tem sido, com frequência, o noticiário do racismo. Mais recentemente, chamaram a atenção da mídia o episódio da banana atirada contra o jogador Daniel Alves e os comentários do dono do Los Angeles Clippers sobre a sua namorada tirar fotos ao lado de um negro – um negro que, diga-se de passagem, era o Magic Johnson.

Na justa indignação provocada por essas atitudes, surge a perplexidade diante da constatação que, em pleno século XXI, questões raciais ainda são usadas para definir comportamentos. Mas isto se explica porque a evolução de uma sociedade não é necessariamente a evolução dos indivíduos que dela são herdeiros.

A civilização é feita a partir de um salto do ser humano em direção à sua própria humanidade. Quanto mais civilizada for uma sociedade, menos ela cederá aos instintos naturais que carrega consigo desde o nascimento. Mas, por maiores que tenham sido os esforços de civilização ao longo da história humana, nenhum indivíduo está livre do momento em que precisa decidir se irá reconhecê-los. A conquista da humanidade é pessoal e intransferível, nem sempre consequência direta do grau de evolução de uma sociedade. À medida que uma sociedade evolui, apenas se tornam mais flagrantes as escolhas contrárias a essa evolução.

Assim é que respostas como o racismo, a violência ou a vingança se tornam cada vez mais incompreensíveis, mas nem por isso deixam de existir e, infelizmente, com frequência. A herança de lutas contra a segregação racial não é transmitida pelo nascimento, mas se constitui em repositório a que cada indivíduo deve recorrer na luta contra sua própria natureza.

A grande dúvida é saber como uma sociedade em que a própria evolução não passa de uma escolha, e com difíceis implicações pessoais, tenha sido capaz de, mesmo assim, produzir avanços civilizatórios. Talvez não tenha sido tanto pelos nossos méritos como por uma simples questão de sobrevivência.

Henrique Fendrich
Enviado por Henrique Fendrich em 30/04/2014
Código do texto: T4788707
Classificação de conteúdo: seguro