"DE MODO SUAVE VOCÊ PODE SACUDIR O MUNDO".
(MAHATMA GANDHI)

Infinitas prateleiras se postam a minha frente, em corredores frios e sem graça. Enfim estaciono o carrinho repleto de compras, em frente ao caixa.
À minha frente uma moça elegantemente vestida (com idade entre 35 a 40 anos) coloca suas compras no balcão, minutos depois com voz alterada a moça se dirige a funcionária dizendo: "não gosto de fazer compras nesse supermercado, nunca encontro as marcas que uso, e o atendimento é péssimo".
Fiquei surpresa com o ataque gratuito, mas a surpresa maior veio com a postura calma e educada da funcionária que a atendia. Sem se alterar, ela respondeu: "Senhora, peço desculpas se alguém aqui dentro, não correspondeu a sua expectativa, mas tenha certeza que da minha parte, farei o que estiver ao meu alcance, para que a senhora saia daqui satisfeita".
A moça ficou espantada, tanto quanto eu ! Mas, não perdeu a pose, e continuou a passar suas compras, sem dignar-se a olhar ou sorrir para a educada funcionária que a atendia.

Na hora de passar minhas compras, depois de dar-lhe bom dia, comecei a colocar a montanha de verduras, que havia escolhido, a gentil atendente, me disse: "Quanta verdura! a senhora é vegetariana?" 
Novamente a moça me surpreendeu, pela observação apurada, compro toda semana aquele monte de verduras, e nunca nenhuma outra atendente fez tal observação.
Respondi a ela, que sim. 
A moça, no entanto não parou de me surpreender, e disse: "eu também sou, há 5 anos deixei de me alimentar com o sacrifício dos animais, depois de assistir a um documentário na faculdade".
Em seguida ela me presenteou com uma receita de quiche de alho poró, super fácil de fazer.
Preparei ontem, para o jantar, e ficou uma delícia.

Antes de me retirar, agradeci a ela, pela boa conversa que tivemos, pela receita, e a cumprimentei pela calma e educação com que conduziu a situação, com a outra cliente.
Sem vacilar ela me disse: " está difícil encontrar um trabalho na área que me formei, sou bióloga, meus pais, fizeram muito sacrifício para eu me formar, e não posso me dar ao luxo, de ficar sem trabalhar, continuo buscando uma colocação na área que me preparei e que tanto gosto. Porém, enquanto não encontro, busco oferecer o meu melhor a onde estou. Aprendi com os exemplos pacíficos de Mahatma Gandhi, que podemos mudar as situações de acordo com nossa postura, é dele o pensamento "De modo suave você pode sacudir o mundo".

Enquanto colocava as compras no porta mala do carro, os pensamentos dançavam em minha mente. E não pude deixar de refletir o quanto aquela moça de nariz empinado, podia ter aprendido, se baixasse a guarda, e ao invés de mal humor e carranca, tivesse aproveitado a rotina cansativa das compras, para aprender com aquela jovem gentil e inteligente.
Sem dúvida a jovem atendente está coberta de razão, "De modo suave podemos sacudir o mundo".  Ela sacudiu o meu dia,  me ensinando tanto, com seu jeitinho gentil e inteligente.


(imagem: Lenapena)                                                                                                                                                                                                                                                               
Lenapena
Enviado por Lenapena em 29/04/2014
Reeditado em 29/04/2014
Código do texto: T4787294
Classificação de conteúdo: seguro