Escolas S.A.

Nunca compreendi bem o termo capitalismo. Ao meu ver e a grosso modo, capitalismo é um sistema econômico pautado no lucro diante de quem produz mais. Claro que minha descrição deve estar bastante resumida e incompleta, pasmem, não tenho interesse em defini-lo mesmo. Mas me assusto com uma realidade que me assombra todos os dias: As escolas comerciais.

Não sabe do que estou falando? Sabe sim! Tenho certeza que sabe.

Quando entrei na educação como professora, acreditava que tudo seria diferente. Que a class de professores fosse mais unida, que não se rendesse Às famosas picuinhas, fofocas da qual conhecia bem dos tempos que trabalhei no comércio. Acreditei também que se produziria educação, se promoveria mentes pensante, se instigasse o elemento humano e se humanizaria uns aos outros.

Mas é claro que eu estava absurdamente errada.

Em primeiro lugar: há um abismo utópico entre o que se aprende nas faculdades e o que se vê nas práticas educacionais.

Em segundo lugar: os teóricos da educação são apenas teóricos. Nada atuais, alguns nunca pisou numa sala de aula e venhamos e convenhamos.... Seguimos as teorias de um pessoal que pensou em educação há uns 30 anos. Em uma época em que filhos respeitavam os pais, os pais agiam como pais e não existia uma massificação desnecessária de tecnologia portátil em sala de aula. Digo desnecessária pois muitos alunos ( acredito até que todos) os alunos possuem celulares, tablets e cia Ltda, mas poucos sabem utilizá-los de forma produtiva. Infelizmente, muitos professores também não estão preparados para utilizar tais aparelhos. Mas,.... com que preparo? Qual tempo para se dedicar? Qual o investimento que se dispensa ao refinamento dos professores hoje em dia?

Dá pra acreditar que existem escolas que criticam os professores que se classificam, se especializam e buscam suas melhoras? Sim! existem sim. Digo isso porque já trabalhei em uma assim...

Nossa!

Nem no comércio tais atitudes são toleradas. Existem empresas que investem na capacitação de seus funcionários.

E claro que ainda não citei um dos pontos mais delicados de todo esse discurso: ou seria um desabafo?

QUE FOI QUE DISSE QUE ALUNOS SÃO CLIENTES E SEUS PAIS OS PATRÕES?

...

(pausa para tomar um copo d'água antes de um colapso)

...

Que eu bem saiba as escolas particulares são assim denominadas graças a ineficiência de nossas políticas publicas, que não dispõem um "ensino gratuito" de qualidade para crianças, jovens e adultos. E por essa ineficiência, surgem outras mascaradas com o título de escolas.

Não estou generalizando, mas se ao generalizar servir para algo bom, que assim seja.

O dinheiro pago nas escolas, são para custear gastos, serviços fornecidos aos alunos. Mas isso não inclui humilhar, perseguir, se sentir dono dos educadores e de todo espaço escolar.

Mas claro que isso não é culpa dos pais dos alunos pagantes. Culpo nesse caso a própria escola, instituição privada, que acostumou os pais de forma equivocada. Com o lastimável medo de perder "clientes" muitos diretores (as ) decidem se sujeitar aos caprichos daqueles que acreditam que o dinheiro pode manipular.

Nossa! Tantas coisa tenho a dizer.... tantas coisas acontecem, tantos professores desmotivados, arrependidos, entristecidos pela não valorização. Sem falar que tudo é culpa do pobre professor. As escolas acreditam que jogando dezenas de alunos em uma sala ridiculamente apertada os professores faram o milagre da Educação. E quando isso não acontece ( quase 99,9% das vezes) adoram dizer que a culpa é a ausência da didática do professor!!!!!

Primeira mente Didática é uma coisa. Milagre é outra. O professor pode até conseguir adestrar os alunos em sala de aula, mas acreditem... A saúde deste professor sempre estará em risco.

Volto meus pensamento em um devaneio rápido.

Já que todos os patrões da educação gostam de citar os teóricos... Como será que os teóricos se sentiriam caso vissem suas teorias sendo aplicadas nas realidades cruéis de nosso sistema educacional?

Hoje o Vaticano está realizando o processo de canonização de João XXIII e João Paulo II... Para não perder a oportunidade... Tenho uma lista de professores que doaram suas vidas em nome da educação. Canonizá-los não seria uma má ideia também.

Alguns muitos padeceram em sala de aula (literalmente)...

Assassinados, martirizados, doentes, assombrados, fragilizados.

Mas claro que ninguém está ligando muito... Que é o professor senão um profissionalzinho metido a besta que perde seu tempo falando coisas que ninguém quer ouvir?!

(...)

Não consigo visualizar um profissional que seja que tenha se formado sem o auxilio de um professor.

(...)

Enfim... Aluno não é cliente, pai de aluno não é patrão, e pelo amor de Deus: a didática do professor não deve ser confundida com "fazer milagres"...

Usei parte dessa crônicas em uma página das redes sociais...

Adoraria ter digitado mais coisas, mas quem disse que a censura acabou?!!!

Lais L S
Enviado por Lais L S em 27/04/2014
Reeditado em 27/04/2014
Código do texto: T4784999
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.