Crise de meia-idade feminina
Ultimamente ando meio nostálgica...
Lembro-me da minha primeira crise existencial, aconteceu aos 30. Idade interessante, mas de reflexão e de ponderação. Lembro-me como se fosse ontem, de ter me sentido incompreendida e totalmente perdida. Eu não podia mais justificar os meus erros com a imaturidade, afinal eu já tinha 30 anos e, por obrigação, eu deveria saber o que eu queria, quem eu era e para onde eu iria. A sensação que eu tive quando fiz 30 anos foi como o título da música composta por Maysa. Literalmente “meu mundo caiu”. Agora, olho para trás e penso como eu era tola, afinal eu tinha tudo a meu favor.
Sou uma mulher com quase 50 anos e às vezes acho que, além de não ter mais o que eu tinha aos 30, eu também não tenho o que se espera que uma mulher com quase 50 anos tenha ou, pelo menos, que deveria ter.
Uma mulher beirando os 50 anos deveria ser bem sucedida, decidida, ter filhos, um casamento ou uma relação estável, etc, etc..., ou não!
Uma mulher de quase 50 anos deveria ter, acima de tudo, sabedoria para lidar com tudo aquilo que lhe falta.
Sabe o que é pior? Se tudo isso não bastasse, me vejo no espelho e me dou conta que, se aos 30 anos “o meu mundo caiu”, aos 50, caiu o resto!
É certo que muita coisa mudou nas últimas décadas e tenho consciência que a maioria delas para melhor, mas as coisas que mudaram para pior....ahhh, essas coisas me remetem àquela época.
Que saudade dos meus 30!
Quanto aos relacionamentos, fica cada vez mais difícil já que os homens de 50 querem as mulheres de 30 anos, o que me faz lembrar novamente da minha crise existencial de quase 20 anos atrás, e mais uma vez eu me dou conta de como eu era tola, realmente eu tinha tudo a meu favor.
Por essas e por outras que, para facilitar a vida das mulheres de 30 anos e prepara-las para o que está por vir, eu tracei um paradoxo entre os 30 e os 50 anos.
Aos 30 anos você engorda 10 quilos, emagrece 15 e fica linda, cheia de autoestima, se sentindo poderosa. Aos 50 anos você emagrece 10 quilos, engorda 15 e fica gorda, se sentindo gorda mesmo!
Aos 30 anos os dois itens que não podem faltar na sua bolsa são o batom e o absorvente. Aos 50, os dois itens que não podem faltar na sua bolsa são o remédio da pressão e o óculos para perto.
Aos 30 anos você tem filhos. Aos 50, se você tiver o útero, levante as mãos para o céu!
Aos 30 anos os relacionamentos são cheios de paixão, ardentes, os fogachos acontecem abaixo da cintura. Aos 50 os fogachos acontecem acima da cintura. A Menopausa chegou!!
Aos 30 anos você faz o que quiser com os seus cabelos. Aos 50 você só tem 2 opções: loiro médio ou loiro claro.
Aos 30 anos a sua malhação consiste em corrida e puxar ferro. Aos 50, a sua malhação consiste em caminhada e Tai chi chuan.
Aos 30 anos você fica planejando o seu próximo curso, a sua próxima viagem. Aos 50 anos você planeja a sua próxima plástica.
Aos 30 anos você lembra de todos os detalhes da sua vida. Aos 50....aos 50...o que era mesmo que eu ia escrever?
Aos 30 anos você enfrenta os problemas...levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima. Aos 50, você enfrenta os problemas... levanta, se não sentir nenhuma dor no corpo...sacode a poeira, se não te atacar a rinite ou sinusite...e dá a volta por cima, se a labirintite não se manifestar, claro!
Bem, paradoxos a parte, o que me conforta é que, se eu chegar aos 70 anos, muito provavelmente, vou ter saudades dos meus 50 anos e vou me sentir uma tola por não ter aproveitado esta fase da minha vida, no momento que eu deveria. Então....