Orgulho de ser...

Orgulho de ser...

Seja aqui no facebook ou andando pela rua a gente encontra muita gente "orgulhosa". Orgulho de ser: azul, amarelo, verde, negro, branco, brasileiro, etc... católico, evangélico, espírita, ateu, amigo de Deus... carioca, baiano, paulista, sergipano... são muitos os motivos para as pessoas se "orgulharem".

Ah sim, também tem o "100%..." que é a mesma coisa nesse contexto.

Tenho uma pergunta para os 100% orgulhosos: Orgulho de que cara pálida?

Não é despeito não, é que sinceramente eu não entendo qual é o motivo de orgulho de ter determinada cor de pele, religião, ter nascido em determinado lugar, enfim qual é a de tanto motivo pra ser orgulhar de algo que não define em nada quem você é?

Sua cor da pele não te faz com mais ou menos caráter. Sua religião não te torna mais ou menos sábio, muito menos bondoso. O lugar no qual você nasceu não te faz boa ou má pessoa. Então, orgulho de que?

Fosse algo como: orgulho de ter ajudado alguém; 100% fiel a(ao) companheira(o), orgulho de tentar ser melhor, 100% otimista e por aí vai... eu até poderia achar válido pois estamos falando de coisas que realmente são diferenciais. Ainda assim teria um q de vaidade, mas seria mais lúcido, mais compreensível. Daria pra entender.

Agora, ter orgulho de pertencer a um grupo, seja ele qual for, que não te faz melhor do que ninguém, não é de fato orgulho, é vaidade... isso pra não dizer soberba.

Afinal soberba é uma palavra forte demais e eu não teria orgulho de dizê-la, eu teria vergonha, assim como tenho vergonha por quem se orgulha de segregar, de discriminar, de se vangloriar.