MÃE

MÃE

Apenas, ou melhor, três letras que expressam todos os sentimentos do ser humano, em todos os idiomas falados mundo afora e sem sombra de duvida o nome mais pronunciado a cada decimo de segundo. E elas entendem o chamado pelo tom da voz, ora um sussurro baixinho ora um grito muito alto pedindo ajuda, socorro. Não importa onde ela esteja perto ou distante é capaz de ouvir seu chamado. Se distante ela se põe apreensiva, nervosa, sensitiva mas não sabe o porque, mas tem a sensação de que alguma coisa está acontecendo, isto se chama instinto materno, um das virtudes endereçadas as mães. Outra virtude é a força física da mãe, que consegue manter em seu colo por horas a fio um filho ou uma filha que pesa as vezes mais de 10 kg o pai dificilmente tem esta resistência, mesmo que tenha não se sujeita a este sacrifício. A mãe é capaz de passar noites ao lado de um filho doente e no dia seguinte cumprir com suas obrigações.

A mãe ao lado do filho durante uma grande parte da vida é de suma necessidade, um filho sem a presença constante da mãe nunca será um adulto completo, pode acreditar. E digo em plena convicção, pois senti na carne esta falta (quando minha mãe morreu aos 33 anos de idade eu era o mais velho dos filhos, mas tinha somente 12 anos, uma criança) e até a minha idade atual ainda sinto sua falta, mesmo tendo uma família formada e amorosa. (Carinhosa) tem um ditado: Mãe é Mãe, esta simplicidade diz tudo.

A mãe é a pessoa em que mais se confia. Por isso é a confidente ideal, com a mãe não há segredos, se fala tudo a respeito de tudo, é confidente, conselheira, amiga, é o nosso espelho físico e psicológico. Qual o filho que não puxa alguma particularidade da mãe?

Deus fez da mãe um ser especial, sua luta pela vida diária às vezes a obriga a distanciar um pouco dos filhos para ajudar o marido pelo bem da família, por este motivo deve ter a compreensão deles. Mas mesmo assim nos momentos descompromissados devem ser dedicados aos filhos. É a hora do chamego do cafuné, da troca de confidencias nos sussurros, é hora da descontração da piadinha de casos engraçados, pois a risada descontraída faz o aconchego e os momentos dos prazeres que não tem nada que pague. A hora de trocar ideias sobre o que esta na moda e qual a escolha deles em vista da moda atual.

Um prato delicioso e apetitoso deve ser partilhado pela mãe no auxilio de sua elaboração e passar os segredos dos temperos que foram aprendidos com as avós.

Desde a menor idade o filho deve ouvir historias lida em livros ou contada de memoria, que permanecerá na mente pelo resto a vida. É hora também de ensinar as orações e amor a Deus o que será de utilidade pela vida a fora.

Tenha certeza toda mãe que durante a infância a adolescência a juventude se esforça para ser uma boa mãe. Se houve algum período de dificuldade, saiba que sempre haverá tempo suficiente para ser reparado. Jamais um filho culpará a mãe por algo. A dor só permanece na sua falta física.

Que nos abençoes todas as mães de todas as idades, e que Deus prolongue suas vidas.

sSantAna (Drakcon) 18/04/2014.

Phósforus
Enviado por Phósforus em 18/04/2014
Código do texto: T4774152
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.