QUEM É O VERDADEIRO ANIMAL?
Quando Laila chegou à casa de Antonia ela tinha apenas alguns dias de nascida. Sua mãe morrera no parto. Laila teve que ser alimentada com mamadeira. Antonia acordava de 3 em 3 horas, pois caso contrário ela começava a chorar e só a mamadeira a acalmava.
Laila cresceu rápido. Aos 3 meses ela já havia se tornado uma cadelinha que era o xodó de todos na casa. Porém já havia se tornado grande demais para ficar no sofá dormindo. Então compraram uma casinha para ela.
Um dia uma amiga de Antonia chegou com um gatinho... Antonia o tomou no colo sem perceber que Laila a observava com ciúmes. Quando Antonia se descuidou o gatinho saiu de perto delas e correu ingenuamente para o quintal. Laila abocanhou o gato!Segurou-o na garganta e começou a sacudi-lo no ar. Correram na tentativa de tirá-lo da boca de Laila, contudo, todos os esforços foram em vão, Laila só soltou o gato quando ele parou de se mexer. Antonia desorientada sem a mínima piedade pegou um pedaço de caibro e desferiu uma violenta paulada na costa de Laila. Ela deu um forte ganido de dor e caiu no chão desmaiada. Antonia a arrastou para fora do quintal e a jogou na rua.
Suzana passou frente à casa de Antonia e ao ver o pobre animal ferido, o tomou nos braços e levou para sua casa. Cuidou de Laila. Dias depois, ao saber que Laila estava na casa de Suzana, Antonia foi até lá. Suzana ai vê-la foi logo dizendo:
-A cadela estava caída em frente ao seu portão creio que algum carro a atropelou, pois ela está “descadeirada” , mas estou cuidando dela.Se você quiser levar....
-Eu não quero mais ela. Ela matou um gato. Fui eu que bati nela.
Laila sem nada entender ao ouvir a voz da dona se arrastou até o portão e abanou o rabo para ela em sinal de alegria, talvez saudade....
Antonia se afastou sem sequer a olhar. Como se estivesse entendendo que fora abandonada, Laila olhou triste a dona indo embora... E baixou a cabeça.
Mas... Quem agiu de forma mais irracional?Laila ou Antonia?
Antonia, sendo um ser tido como “humano” deveria ter tomado o devido cuidado ao pegar o gato no colo. Laila ao agarrar o gato, queria apenas se desvencilhar de algo que o afastava de sua dona...