Liberdade sem asas

E viva a democracia (???) brasileira! Conseguiram calar *Raquel Sheherazade! Dizer o que pensa até pode, desde que não fira os interesses e não toque nas feridas dos falsos moralistas de plantão que, como formigas, estão por toda a parte dos rincões deste país... Incrível como a estupidez humana desfila altiva e soberana nesta nação... Estarrecedor como os mesmos que avolumam a voz anti-ditadura, os que clamam por liberdade e justiça... são os mesmos que amordaçam a imprensa, que perseguem, como animais carnívoros a sua presa, uma apresentadora de TV que diz simplesmente o que muitos brasileiros gostariam de falar. Incrível como aqueles que se dizem defensores dos direitos humanos se calam diante da abrupta violência ao cidadão de bem, vítima principalmente dos bandidos que tem como álibi a “não maioridade” para não responder por seus crimes e maldades (além de rirem e debocharem da nossa cara ante a brandura da lei). Essas pessoas me fazem lembrar dos fariseus que ecoavam suas demagogias na antiguidade. Raquel, como qualquer um, tem o pleno direito de falar o que pensa, se ela está certa ou errada isso é outra coisa... se for além dos limites passíveis do bom-senso que responda pelos seus atos. O que não pode é um país que se diz democrata, que se orgulha de ter derrubado uma ditadura tão cruel e insana nos idos de 80, que busca a todo custo ainda processar militares vivos do período de chumbo, agir dessa maneira tão truculenta, viril e perseguidora. Ameaçar uma rede de televisão, a liberdade de imprensa, a própria constituição que dá a qualquer indivíduo pátrio o direito de expor suas opiniões livremente, não está em consonância com os ideais democráticos de qualquer nação que se preze. Pelo contrário, se torna um forte indício que as correntes ferozes da mão de ferro do poder ainda não estão tão distante assim. O que estão fazendo com Raquel impedindo-a de ser âncora e expor suas opiniões no seu telejornal, para virar apenas uma simples leitora de textos eletrônicos, não é de tamanha aberração assim e nem podemos dizer que fomos pegos de surpresa. Afinal uma democracia que é tão amiga do chavismo Venezuelano, que é admiradora confessa do padrão “Fidel Castro de ser”, não há de se esperar muita coisa. Em nome de todos aqueles que amam a democracia, de todos que ainda acreditam no livre arbítrio, na imparcialidade de uma imprensa sã e desprovida das amarras do poder - deste pobre e surrado Brasil, minhas sinceras e humildes desculpas Raquel. E desejo que tu não hesites em lutar por essa tão sonhada liberdade e pelos preceitos constitucionais que lhes são de direitos, apesar do ocorrido. Precisamos urgentemente praticar a filosofia do mito das cavernas de Platão e Sócrates - para podermos ver além dessa escuridão vil que nos cerca. E se agora estás triste Raquel... e sofrendo imensamente pela dor da amordaça, te digo, pois, que nós estamos sofrendo muito mais. Afinal, “pior do que conviver com uma ditadura real é respirar ares de uma democracia de mentira”.

Nelson R. Barros

*Raquel Sheherazade – é apresentadora do telejornal Brasil do SBT e que recentemente, por forças ocultas (não tão ocultas assim), foi proibida de expressar sua opinião sobre os desmandos e incompetência do poder no Brasil.