Poesia só toca o coração se a linguagem for simples.

Poesia só toca o coração se a linguagem for simples.

Um poema para tocar o coração não precisa ter uma linguagem simples, há outros recursos para fazer alguém se emocionar além da linguagem. Falo isso por experiência própria. Desde pequena gostei de poesias, e não entendia o significado de todas as palavras. Hoje gosto ainda muito de poesias, mas gosto de procurar o significado de todas as palavras, para entendê-la melhor e aumentar o meu prazer. Só que não uso mais dicionário para pesquisar. Pesquiso sempre no GOOGLE. A pesquisa no Google é muito melhor do que no dicionário, pois ele explica tudo sobre as palavras e expressões e até traz fatos curiosos e letras de músicas que usam as palavras. Sempre usei dicionário na sala de aula, com o objetivo de levar meus alunos a procurar as palavras desconhecidas, para melhor entender os textos. No Recanto, os poemas que mais nos levam a pesquisa são os poemas do grande poeta Tomás Santos. Eu o considero um Álvares de Azevedo, não pelos seus poemas, pois Álvares de Azevedo usava um vocabulário simples, característica dos poetas românticos, mas pela pouca idade e ser capaz de escrever poemas de nível tão elevado. Há alguns leitores que até já o sugeriram usar um vocabulário mais simples, mas eu não concordo que ele mude seu vocabulário, pois acho que ele tem grande prazer em usar vocabulário erudito, ele gosta de pesquisar, ler muito, e agrada a maioria dos leitores do Recanto, chegando a ser um dos poetas mais lidos.

O título dessa crônica está num comentário de um texto meu: Será que muitos leitores de Recanto costumam pesquisar muito após a leitura de um texto?

Já escrevi dois textos sobre comentários de textos, pois gosto muito deles. Eles me inspiram a escrever um novo texto.