Crônica de um silêncio desnecessário
Imagem improvável, mas não impossível: Eu, sentado na sala sozinho assistindo televisão. Quando estou sem nada para fazer vou para rua encontrar amigos para conversar e beber. Assistir televisão durante muito tempo pode ser perigoso porque, com o controle na mão, você pode ter a sensação de estar aonde quiser, ouvindo e consumindo o que quiser, quando na verdade é o contrário, você está em casa ouvindo e consumindo o que eles querem. O Ideal quando se troca muito de canal é apertar o power e procurar algo útil, não necessariamente na rua, mas alguma coisa para fazer dentro de casa mesmo.
Conversando com um amigo, casado, sobre o que gostamos de fazer quando estamos em casa, concordamos que ficar em casa sozinho, sem nada para fazer é desconfortável, e o entretenimento televisivo é como um imã, mas quando estamos acompanhados a coisa é diferente, a conversa é privilegiada, por isso sigo com sucesso um ditado, acho que é chinês, que diz: “quando casar case com alguém que você goste de conversar!” É verdade, apesar do ditado se aplicar a outros relacionamentos, mas é no casamento que o silêncio é uma sentença contrária e letal.
Na tradução ocidental do livro sagrado está escrito que o marido deve amar sua esposa e esta deve respeitá-lo! Mas amar e respeitar é um dever adquirido do direito sublime atribuído a duas pessoas que decidem viver juntas e somar. O poder familiar não está isoladamente na manutenção capitalista, ele reside na mais profunda capacidade de repartir os sentimentos em causa e em benefício do coletivo.
De uma boa conversa eu não fujo, quer dizer, não fujo nem de conversa “fiada”, meu livro de crônicas não deixa dívidas. Mas, como nada é unânime, e nem deve, um silêncio bem colocado, ás vezes, pode ser benéfico. Só para servir de ilustração posso citar aquele momento em que você está conversando e alguém chega e interrompe, nessa hora cabe um silêncio para demonstrar a insatisfação pela inconveniência; outro momento é quando o casal discute e um fala: “quer mesmo ouvir ?” Nessa hora é melhor cantar para subir e ficar quietinho assistindo aquele programa de TV que o outro adora e que você tanto critica.
Ricardo Mezavila.