O MAR É UMA PORTA, A QUAL A TUDO CONDUZ!
O mar é uma longa extensão de água salgada conectada com um oceano. O termo também é usado para grandes lagos salinos que não tem saída natural, como o mar Cáspio, o mar Morto, o mar Aral entre outros. É usado num termo não científico para designar uma parte do oceano, como mar tropical ou água do mar referindo-se às águas oceânicas.
PRINCIPAIS MARES PELO MUNDO:
Durante a Idade Média e até à descoberta do novo mundo, os famosos "sete Mares" eram: mar Glacial (Ártico), Mar da França, Mar da Espanha, Mar Oceânico, Mar das Antilhas, Mar Austral (oceano Atlântico) e o mar das Índias.
Atualmente são considerados como os Sete Mares do mundo os oceanos:
Oceano Pacífico (principais mares)
Atualmente são considerados como os Sete Mares do mundo os oceanos:
- Pacífico Norte
Pacífico Sul
Atlântico Norte
Atlântico Sul
Índico
Ártico
Antártico
- Mar de Bering é uma extensão marítima no extremo norte do oceano Pacífico com mais de 2 000 000 km² de área;
Golfo do Alasca é um braço do Oceano Pacífico definido pela curva da extremidade sul da costa do Alasca;
Golfo da Califórnia é um corpo de água que separa a Península da Baixa Califórnia da área continental do resto do território do México;
Mar do Japão é um pequeno mar marginal a oeste do Oceano Pacífico, tendo ao leste as ilhas japonesas de Hokkaido, Honshu e Kyushu, a oeste a península coreana, e ao norte a Rússia e a ilha russa de Sacalina;
Mar da China Oriental é um dos principais mares do mundo, localiza-se na Ásia e tem uma área de 1 249 000 km². É considerado um mar periférico do Oceano Pacífico;
Mar da China Meridional é um mar marginal, parte do Oceano Pacífico, que compreende a área que vai desde Singapura até ao estreito de Taiwan;
Mar das Filipinas é uma área mal definida do Oceano Pacífico que alguns geógrafos individualizam e delimitam com as Filipinas, a Formosa e as ilhas Ryukyu a oeste, o Japão a norte e as cadeias de ilhas do bordo oriental da bacia das Filipinas a leste;
Mar das Flores com 240.000 km², é um mar do Oceano Pacífico no limite do Oceano Índico;
Mar de Banda é uma parte do Oceano Pacífico localizada a sudoeste das Ilhas Molucas, tendo a noroeste a ilha Celebes e a sul Timor;
Mar de Timor é uma extensão de oceano entre a ilha de Timor, dividida entre a Indonésia e Timor-Leste, e o Território do Norte, na Austrália.
A leste (Europa e África) encontramos:
- Mar da Noruega, entre a costa da Noruega e a Islândia;
Mar Báltico, conectado ao Mar do Norte pelo Estreito de Oresund;
Mar Frísio, uma zona entremares nolitoral da Holanda, Alemanha e Dinamarca;
Canal da Mancha, entre a frança e a Grã-Bretanha;
Mar da Irlanda, entre a Irlanda e a Grã-Bretanha;
Mar celta, ao sul da Irlanda e ao norte do Cantábrico;
Mar Cantábrico (ou Golfo de Biscaia) ao norte da Espanha e o sudeste da França;
Mar Mediterrâneo, que se interpõe entre Europa e África e se divide em outros mares interiores. (Principais: Mar do Alborão; Mar das Baleares; Mar da Sardenha; Estreito da Sicília; Mar Adriático, Mar Jônico; Golfo de Sidra; Mar Egeu; Mar da Líbia; Mar de Mármara; Mar Negro e Golfo de Guiné).
- Baía de Hudson, encravada no Canadá e também alimentada pelo Oceano Ártico;
- Baía de James, prolongamento para sul de Hudson, entre os estados canadenses de Ontário e Quebec;
Mar do Labrador (em inglês Labrador Sea, em francês mer du Labrador) (60° N 56° O) é um mar do Oceano Atlântico Norte entre o Labrador e a Gronelândia;
Golfo de São Lourenço (em francês: golfe du Saint-Laurent, em inglês: gulf of Saint Lawrence) fica no leste do Canadá. É onde o Rio São Lourenço desemboca no Oceano Atlântico;
Golfo do México é o maior golfo do mundo, sendo cercado por terras da América do Norte e da América Central;
Mar do Caribe ou mar das Caraíbas é um mar semiaberto tropical do Oceano Atlântico, com uma área de cerca de 2.754.000 km², situado a leste da América Central e a norte da América do Sul, cobrindo a superfície da Placa das Caraíbas;- Golfo da Venezuela está localizado no mar do Caribe.
Mar dos Sargaços é uma região alongada no meio do Atlântico Norte, cercado por correntes oceânicas;
Mar Argentino é o sector do Oceano Atlântico compreendido entre o estuário do Rio da Prata (paralelo 35º Sul) e o Banco Burdwood (aproximadamente 56º 30' Sul), a costa argentina ao oeste e a borda da Plataforma Epicontinental Argentina ao leste, localizando-se o mar Argentino sobre dita plataforma.
- Mar Vermelho (árabe:Bahr el-Ahmar, hebraico Yam Suf ou Hayam Haadóm) é um golfo do Oceano Índico entre a África e a Ásia;
Golfo Pérsico Braço de mar do oceano Índico situado entre a Península Arábica e o Sudoeste do Irã. Abrange uma área de 239 600 km2;
Mar de Aral é um lago de água salgada, localizado na Ásia Central, entre as províncias cazaques de Aqtobe e Qyzylorda (ao norte), e a região autônoma usbeque de Caracalpaquistão (ao sul);
Golfo de Omã ou mais raramente chamado de Golfo de Omão é um estreito que liga o Mar Arábico ao Golfo Pérsico. Na costa norte fica o Irã, e, na costa sul, Omã em toda a parte leste, e os Emirados Árabes Unidos com parte da costa oeste;
Mar Arábico (antigamente mar Eritreu) corresponde à parte noroeste do oceano Índico, limitada, a leste, pela Índia, a norte, pelo Paquistão e pelo Irão e, a oeste, pela Arábia e pela Somália;
Baía de Bengala é um golfo localizado na parte nordeste do Oceano Índico. Assemelha-se à forma de um triângulo e limita a leste com a Península Malaia;
Mar Morto tem esse nome devido à grande quantidade de sal nele contida, dez vezes superior à dos demais oceanos, donde decorre a escassez de vida em suas águas, havendo apenas alguns tipos de arqueobactérias e algas. Qualquer peixe que seja transportado pelo Rio Jordão morre imediatamente, assim que desagua neste lago de água salgada.
Oceano Ártico (principais mares)
- Mar de Barents (norueguês: Barentshavet, russo: Баренцево море) é parte do Oceano Glacial Árctico e situa-se a norte da Noruega e da Rússia;
Mar de Kara (em russo: Ка́рское мо́ре) faz parte do oceano Ártico, a norte da Sibéria. Está separado do mar de Barents, a oeste, pelo estreito de Kara;
Mar de Beaufort fica situado ao norte dos Territórios do Noroeste e de Yukon (províncias do Canadá) e do Alasca, no norte da América do Norte e a oeste do Arquipélago Ártico Canadiano;
Golfo de Amundsen ("Amundsen Gulf") é um golfo localizado a sudoeste do Mar de Beaufort, um dos braços do Oceano Ártico. O nome do acidente geográfico é uma homenagem ao explorador polar norueguês Roald Amundsen;
Mar de Chukchi também chamado de Tschuktschen, situa-se no Oceano Ártico, entre Chukotka no oeste e Point Barrow na Alasca ao leste;
Mar de Laptev (em russo: мо́ре Ла́птевых) é um mar marginal, ao norte da Ásia, entre a península de Taimyr, Severnaya Zemlya e as ilhas da Nova Sibéria. A norte estende-se até ao cabo Ártico no ponto de coordenadas 79°N 139°E e termina no cabo Anisiy.
Oceano Antártico (principais mares)
- Mar de Amundsen é um mar localizado ao norte da costa da Terra de Marie Byrd e permanentemente coberto por gelo, cuja camada, que chegava a 3 km de espessura, está a diminuir devido ao aquecimento global;
Mar de Bellingshousen (71° S 085° O) é um mar a oeste da Península Antárctica entre a Ilha Alexandre I e a Ilha Thurston;
Mar da Cooperação também chamado Mar de Sodruzhestva, está entre a Terra de Enderby (cujo limite oriental está em 59°34'E);
Mar de Davis é um mar marginal ao largo da costa da Antárctica entre a Barreira de gelo West e a Barreira de gelo Shackleton, no sector reclamado pela Austrália como Território Antárctico Australiano);
Mar de Ross é um mar localizado ao sul da Nova Zelândia. Tem esse nome em homenagem ao inglês James Clark Ross, que em 1840 comandou uma expedição à Antártica, e em 1842 quebrou o recorde de penetração meridional, alcançando a latitude de 78º9'S, invadindo as geleiras do atual Mar de Ross. Ross também foi o descobridor do pólo sul magnético;
Mar de Scotia é limitado pela Terra do Fogo, pelas ilhas Falkland, Geórgia do Sul, Sandwich do Sul e ilhas Órcades do Sul;
Mar de Weddell Suas fronteiras terrestres são definidas pela baía formada pela costa de Coats Land e a península Antártica.
MAR, PORTA DA ESPERANÇA
"...Alta madrugada, Jesus dirigiu-se a eles, andando sobre o mar. Quando o viram andando sobre o mar, ficaram aterrorizados e disseram: "É um fantasma!" E gritaram de medo.
Mas Jesus imediatamente lhes disse: "Coragem! Sou eu. Não tenham medo!" "Senhor", disse Pedro, "se és tu, manda-me ir ao teu encontro por sobre as águas". "Venha", respondeu ele. Então Pedro saiu do barco, andou sobre as águas e foi na direção de Jesus. Mas, quando reparou no vento, ficou com medo e, começando a afundar, gritou: "Senhor, salva-me!"Imediatamente Jesus estendeu a mão e o segurou. E disse: "Homem de pequena fé, por que você duvidou?" Quando entraram no barco, o vento cessou."
Nessa pasagem biblica Jesus quis mostrar que quem tem fé em Deus, pode tudo, acontece que infelizmente nós duvidamos e nos deixamos levar por pensamentos de medo, desesperança, insegurança. Confie no Senhor e tudo mais Ele fará.
IMPORTÂNCIA DO MAR NA ANTIGUIDADE
O mar Mediterrâneo foi o ponto de encontro de culturas na Antiguidade: fenícios, gregos, romanos e muitos outros povos.
Tribos, grupos humanos, dispondo de animais de tração, de embarcações movidas a vela e a remo mantiveram contatos constantes, trocaram experiências.
Os homens sempre se expandiram e esta fase, a Antiguidade, não é uma exceção.
Os fenícios eram grandes comerciantes e tiveram benfeitorias em todo o Mediterrâneo.
Os homens sempre se expandiram e esta fase, a Antiguidade, não é uma exceção.
Os fenícios eram grandes comerciantes e tiveram benfeitorias em todo o Mediterrâneo.
A IMPORTÂNCIA DO MAR EM MINHA VIDA
O mar sempre me causou um fascínio muito grande, desde pequeno sonhava um dia poder viajar em navios de guerra, talvez, por ver meu irmão sempre chegando de lugares distantes e cheio de histórias para contar e sempre com muitos presentes. Quando adolescente decidi que entraria para a Marinha e iria realizar o meu grande sonho, dito e feito.
Entrei na Marinha em 1973 e fui para a reserva em 2006. Em 2002, desembarquei do meu último navio da Marinha do Brasil, após cerca de 145 mil milhas navegadas (equivalente a 233 mil kilometros) e 644 dias de mar (ou seja dias de efetiva viagem), me realizei plenamente, realizei o meu sonho de adolescente, onde tive a oportunidade de conhecer 22 países (Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile, Porto Rico, Estados Unidos, Inglaterra, Espanha, Portugal, França, Alemanha, Suécia, Noruega, Turquia, Holanda, Russia, Polonia, Grécia, Itália, Líbano, Marrocos e Cabo Verde), além de ter navegado por mais de sete mares.
Pode parecer muito, mas, se buscarmos na Marinha do Brasil encontraremos muitos companheiros que dedicaram uma vida à Marinha embarcados nos mais diversos navios, atingindo 1.500 dias de mar, são verdadeiros guerreiros, que em função de bem servir ao país prestam um serviço com muito sacrifício da família e próprio, sem que a grande maioria da população tome conhecimento. Além das mudanças para servir nos mais diversos lugares do país, muitas das vezes sem as condições ideáis para viver com o conforto que a família merece.
ABAIXO OS NAVIOS DE GUERRA QUE TIVE O PRAZER DE SERVIR
Navio-Transporte de tropas Ary Parreiras (1980 a 1982)
Dique Flutuante Afonso Pena (1986 a 1989)
Fragata Constituição (1992 a 1995)
Fragata Greenhalgh (1995 a 1998)
Navio-Escola Brasil (2001 e 2002)
Entrei na Marinha em 1973 e fui para a reserva em 2006. Em 2002, desembarquei do meu último navio da Marinha do Brasil, após cerca de 145 mil milhas navegadas (equivalente a 233 mil kilometros) e 644 dias de mar (ou seja dias de efetiva viagem), me realizei plenamente, realizei o meu sonho de adolescente, onde tive a oportunidade de conhecer 22 países (Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile, Porto Rico, Estados Unidos, Inglaterra, Espanha, Portugal, França, Alemanha, Suécia, Noruega, Turquia, Holanda, Russia, Polonia, Grécia, Itália, Líbano, Marrocos e Cabo Verde), além de ter navegado por mais de sete mares.
Pode parecer muito, mas, se buscarmos na Marinha do Brasil encontraremos muitos companheiros que dedicaram uma vida à Marinha embarcados nos mais diversos navios, atingindo 1.500 dias de mar, são verdadeiros guerreiros, que em função de bem servir ao país prestam um serviço com muito sacrifício da família e próprio, sem que a grande maioria da população tome conhecimento. Além das mudanças para servir nos mais diversos lugares do país, muitas das vezes sem as condições ideáis para viver com o conforto que a família merece.
ABAIXO OS NAVIOS DE GUERRA QUE TIVE O PRAZER DE SERVIR
Navio-Transporte de tropas Ary Parreiras (1980 a 1982)
Dique Flutuante Afonso Pena (1986 a 1989)
Fragata Constituição (1992 a 1995)
Fragata Greenhalgh (1995 a 1998)
Navio-Escola Brasil (2001 e 2002)