VIOLÊNCIA BRASILEIRA

Existem diversos tipos de violência e, seja ela qual for, sempre gera revolta por tratar-se na maioria das vezes de atos de covardia.

No mundo inteiro a violência tem crescido de forma atenuante e os fatores que têm contribuído muito para esse crescimento são as drogas, a impunidade e podemos citar também a falta de políticas públicas voltadas para a população mais carente, que consequentemente é a mais afetada. Se há solução ou não, não sabemos ao certo, mas o que se sabe de fato é que na verdade não há um interesse concreto por parte das autoridades políticas em ajudar a sanar ou aplacar esta praga. Até existe vontade, mas só é manifestada em épocas de campanhas eleitorais, sendo que, tudo não passa de meros discursos demagogos.

Assim sendo, gostaria de chamar atenção para alguns números divulgados recentemente sobre a violência no mundo e especificamente, os assassinatos e homicídios. Segundo estudos e pesquisas realizados pela ONU, a América é o continente mais violento do planeta e o Brasil está em primeiríssimo lugar em números totais de homicídios e as cidades de Maceió, Fortaleza e João Pessoa estão entre as mais violentas do Brasil.

No entanto, há algo que nos chama ainda mais à atenção, que é o caso da impunidade no Brasil. Enquanto que nos países da Europa os casos de assassinatos e homicídios têm variações entre 95 a 99% de resolução, no Brasil é o inverso, ou seja, 99% dos casos ficam por resolver, não há investigação e não há punição. Pois não há tecnologia, não há efetivo e o sistema e leis são completamente defasados e sem efeitos. Mas, voltando aos números e traduzindo-os com mais clareza, a cada 10 homicídios no Brasil, apenas 01 é resolvido e o réu punido, é chocante mais é real.

O Brasil representa 3% da população mundial e o mesmo Brasil sozinho representa 11% de todos assassinatos e homicídios praticados no mundo inteiro. Nenhuma guerra no mundo hoje, mata mais do que a violência brasileira. Termino aqui com enorme tristeza, por fazer parte de um país tão belo e tão rico, mas ao mesmo tempo, tão feio e tão pobre de valores morais e éticos, que acredito eu, ser a causa do caos.

Josildo S Neves

Josildo S Neves
Enviado por Josildo S Neves em 11/04/2014
Reeditado em 02/08/2020
Código do texto: T4765570
Classificação de conteúdo: seguro