Fui atrás de uma psicóloga

Não é que eu não acredite em psicólogos. Mas às vezes acho que aquele estalo capaz de fazer uma pessoa mudar de comportamento pode vir de qualquer parte – até mesmo dos psicólogos. Em todo caso, eu estava considerando a possibilidade de consultar um psicólogo. E só por considerar uma coisa dessas já se vê que eu estava mesmo precisando de um. Acontece que eu sou um cara introvertido, e normalmente são esses os mais indicados para um tratamento psicoterápico (como diria o Quintana, apenas porque eles não podem ser chatos como os outros). E tenho cultivado com tanto cuidado a minha introversão que ela não demorou a se transformar em fobia (no interior eu seria chamado de bicho-do-mato). Foi quando lembrei que ainda existem psicólogos.

Mas tinha o seguinte: como esperar que alguém com medo de pessoas procure justamente um desconhecido para ajudar a resolver o seu problema? Houve quem me aconselhasse uma terapia em grupo. Fiquei imaginando a cena, absolutamente dantesca: uma sessão com meia dúzia de sociofóbicos, calados e constrangidos, diante de uma psicóloga exasperada e quase ao berros: “Falem! Falem alguma coisa! Pelo amor de Deus!”. Não ia dar certo.

Pois então criei coragem e fui atrás eu mesmo de uma psicóloga. Não era uma especialista em fobias, mas a mais barata que encontrei (meu bolso sofre de crometofobia, o medo de dinheiro). Na primeira sessão, pintei o cenário mais trágico possível e concluí com uma expressão que significava “é isso aí, agora te vira para resolver”. No fundo eu esperava que ela me desse uma receita, do tipo “faça isso, isso e aquilo três vezes ao dia antes das refeições por duas semanas”. Claro que ela não fez nada disso, e eu ainda tive que contar toda a minha história de vida, sobretudo a infância, nas sessões seguintes. É uma mulher insaciável, que a cada resposta minha emenda um “fale mais sobre isso”. Resoluções práticas, ainda não tive. Receio que com mais algumas sessões eu vire psicologofóbico.

Henrique Fendrich
Enviado por Henrique Fendrich em 09/04/2014
Código do texto: T4762724
Classificação de conteúdo: seguro