A FILOSOFIA DO BEIJINHO

O que é a verdadeira filosofia? Quem pode ser chamado de filósofo e ser dito como ícone pensador no cenário brasileiro da atualidade? Será a nova filosofia parte de um lançamento de “funk”? Ou será aquela frase que todos repetem na novela das oito?
Quem serão os verdadeiros ícones da filosofia moderna brasileira, direcionadores e influenciadores do pensamento moderno? Aquele que é seguido e imitado por todos, naturalmente. 
A filosofia nos induz a pensar e raciocinar em cima de um evento, de um pensamento, de uma frase. A filosofia nos estimula a ter ideias próprias e a mudar o mundo através de ação e pensamento. Reflexão é sinônimo da filosofia. Mas como praticar a filosofia sem ter ideia própria? 
Como motivar a maioria populacional a refletir, se tudo que conseguem fazer após um dia duro de trabalho mal pago, é sentar diante da televisão com seus canais que só manipulam o pensamento humano?
Um livro custa caro, um jornal também custa caro. Uma peça de teatro ou uma apresentação cultural de qualidade? Não existe a preço popular e quando existe rápido se esgotam os ingressos.
A população só pode pensar se for motivada a tal. Se tudo que se tem é limão, faremos uma limonada.
A culpa não é da mídia e muito menos dos “artistas” do funk. A culpa é da sociedade como um todo que não se mobiliza a mudar sua forma de pensar, não se move a criar hábitos saudáveis de leitura, de cultura, de reflexão própria e não midiaticamente induzida. 
Se um personagem da televisão passa a dizer que verde é vermelho, todo mundo imita. Se um cantor famoso diz que formiga é gostoso, o povo come formiga. A culpa é do povo SOMENTE? Não! A culpa é TAMBÉM do poder público, da mídia capitalista e de cada um de nós que se deixa levar pelo cansaço do dia a dia e não dá um basta na manipulação inculta a que somos expostos diariamente.
Em cada um de nós existe um filósofo, se pensamos logo existimos, logo podemos refletir e gerar novos saberes e ideias. E porque não o fazemos? Preguiça mental. Podendo ter alguém que nos diga o que vestir, falar e cantar porque vamos decidir? Vamos com a “galera”! 
Se todo mundo vota na linda presidenta porque serei eu a votar contra? Que o mundo decida e eu o siga. 
Certo! Então que não seja você a dizer que o Brasil é um péssimo lugar para se viver. Ou você esqueceu que o Brasil é o lugar em que se plantando tudo dá? Somos fruto do que plantamos ontem e nosso país é o futuro do que hoje nós pensamos, fazemos e idealizamos.
Beijinho no ombro? Todos imitaram nas redes sociais nas mais diferentes postagens! E agora reclamam da tal “cantora” ser nossa filósofa modelo?
Quem agora pode realmente reclamar dessa música ser nosso ícone de filosofia? Quem não a escuta, não a propaga, não a compartilha nos mais diversos modos, modelos, piadas e figuras.
Sim, essa música e sua “cantora” representam a nossa filosofia de vida, do povo, da grande massa, da maioria. Essa música é a semente que plantamos para nosso amanhã. 
RECALQUE? Não! Eu só não consigo mover meu pescoço para dar beijinho no meu próprio ombro. Ou o beijinho é para ser dado no ombro dos outros?

 
Esse e outros contos e crônicas - todos baseados em personagens e fatos reais - estarão no livro Contos e Crônicas do Absurdo - Rô Mierling 
LANÇAMENTO EM JUNHO!
Caso queira ser comunicado no dia do lançamento reservando um exemplar, entre em contato deixando e-mail e nome e reservarei um exemplar exclusivo para você. Você não poder deixar de saber o que acontece de verdade no nosso mundo....
Rô Mierling
Enviado por Rô Mierling em 09/04/2014
Reeditado em 12/04/2014
Código do texto: T4762527
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.