É O CAOS! MESMO!

Terça-Feira, 8 de Abril de 2014

É O CAOS! MESMO!

O leitor que já conseguiu ler muitos dos textos deste espaço já deve ter percebido que faço uso com muita frequência dos ditos populares, os chamados "ditados". Isto porque baseio-me na crença de que "a voz do povo é a voz de Deus".

Óbvio é que não devemos exagerar nisso. Porque, em certos casos, a verdade não se estabelece. Ou, pelo menos, não se completa. Principalmente nos dias de hoje, os ditos "tempos modernos".

De tudo que li, vi, ouvi e vivi - não necessariamente nessa ordem - já expus aqui neste mesmo espaço que tudo o que valia antes, hoje já não vale. Principalmente no âmbito da decência e da moralidade. Mas, também, no da cultura, já está nesse mesmo patamar. O que vemos hoje é o que podemos classificar como anti-cultura. Ou cultura vulgar. Lembra até a história da nossa própria Língua. Dizem que tem muito (ou foi formada) do Latim Vulgar.

O episódio envolvendo um professor de filosofia de Brasília, Antonio Kubitschek, que colocou em sua prova aos alunos uma letra da música da cantora Valeska Poposuda e criou uma tremenda discussão, depois que um aluno postou na internet a tal prova.

O que se vê em nossos dias é o exercício profundo da vulgaridade e da mediocridade. A ponto de tal situação ter alcançado um nível absurdo e que define a situação como caótica. Isto porque as pessoas, hoje, não estão mais conseguindo distinguir o que é bom ou é ruim para a humanidade.

A conceituação que era feita antes, em tempos passados, hoje já não é mais. Principalmente, como já dito, no aspecto da moralidade. Isto porque a humanidade está, a cada dia que passa, mais fora da regra e da lei que vigoravam antes. Muitos dos conceitos repudiados antes, hoje já vigora como lei ou como regra.

Infelizmente vamos ter que conviver com isso daqui para a frente. Não haverá distinção entre o que é bom e ruim ou certo e errado. Também o que é vulgar ou fino. A intelectualidade vai nivelar-se à vulgaridade e pronto. E estamos conversados.

Algumas pessoas costumam dizer que: "O mundo já acabou. Apenas que uns ainda não o perceberam". E tal afirmação deve ser considerada. Isto porque do jeito que a coisa anda, não dá para se ver de outra forma.

Tudo isso é uma pena. Antigamente, tudo era diferente, pedindo desculpas pela rima. As pessoas eram mais competentes, consistentes e capazes. Mas hoje, com a máquina tomando conta de tudo e de todos, basta apertão um botão (ou o enter) e tudo se resolve. Antes não era assim. Dependia - e muito - da capacidade individual das pessoas para as realizações profissionais e artísticas.

E o preocupante nisso tudo está no seguinte: A vulgaridade e a mediocridade já venceram. E ficamos combinados, assim.

Aloisio Rocha de Almeida
Enviado por Aloisio Rocha de Almeida em 09/04/2014
Código do texto: T4762103
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.