COBRAR DEMAIS. COBRAR A QUEM?

Páscoa que se aproxima, vitória da vida, acontecimento da superação, Maria Madalena encontra o túmulo de Jesus de Nazaré vazio. É preciso cobrar menos a todos e a nós mesmos. Não somos mais que humanos e nossas fragilidades são enormes. As dificuldades não são contornáveis com a vontade e a determinação, aquelas por vezes insuperáveis. Viver é luta e dá trabalho, necessita compreensão e entrega ao destino reservado.

É momento de pensar sobre a tolerância, e qual a razão de cobrar demais às pessoas decentes, que vivem de seus trabalhos e da luta diária, e de nós mesmos, exigências com perfeição e seguimentos incensuráveis, por vezes com coisas tolas, sem nenhuma significação.

Cobrar sim, e de forma visceral ao desmando da gestão governamental, que de escândalo em escândalo - INTERMINÁVEIS - vai enganando os que podem restar enganados, por total desinformação e disfunção de apreensão, que nem o único veículo informativo que usam, a televisão, não conseguem entender, ou seja, nada percebem do que se passa. Assim, a gasolina que pagam sem muito aumento em troca de voto, deixa o povo feliz nos carros que não são carros, meras conduções fragilíssimas, 1.0, financiados em mais de cinco anos com o sacrifício de muitos em créditos consignados que prejudicam o essencial, o próprio alimento, e imobilizam o trânsito já que transporte coletivo eficaz inexiste. E enfiam goela abaixo o circo, a copa do mundo com recursos gigantescos que melhorariam a saúde e a educação. Pagam pouco pela gasolina, já que acabaram com o etanol, mas pagam muito, muito mais com o afundamento do que era faz poucos anos a décima segunda empresa do mundo, Petrobras, hoje a centésima vigésima e alguma coisa, e é patrimônio nacional que deveria fazer nascer capital para melhorar saúde, educação e o transporte de massa, ao invés de ficar praticamente falimentar.

É desse desmando que se deve cobrar, embora difícil logo que aqueles que alcançaram migalhas estão satisfeitos com a esmola, e querem continuar vivendo de esmola. E se ufanizam dessa situação, a internet reporta essa insciência, analfabetos glorificam o que aí está, e dizem que eram analfabetos e não mais são, por comprarem carros(?), e têm acesso aos bens de consumo. Quais, se nem saneamento básico, serviço estatal obrigatório existe. É lamentável, não sabem, e nunca saberão, o que é educar-se, ter um esclarecimento mínimo. Estão privando também as gerações futuras desse direito, os que se satisfazem com esmolas em um país riquíssimo. É triste...

A páscoa é redenção, vitória da vida, hora de reconsideração, revisão de hábitos viciados, que ela possa avaliar de forma mais justa a vida, sem os entraves dos escândalos e da corrupção que devem ser cobrados sim, com veemência. Que uma luz espiritual forte possa descer sobre o Brasil e iluminar as cabeças que sofrem com a disfunção adredemente explorada.

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 08/04/2014
Reeditado em 08/04/2014
Código do texto: T4761241
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.