Imagine

A música Imagine, de John Lennon é uma mensagem de paz. Tornou-se um hino de natal. Sua mensagem é muito profunda e pouca gente conhece. Os homens não têm tido muito tempo para analisar essas mensagens que alguns deixam para os outros quando passam pelo mundo. Eu tive. E como ele, eu também imaginei um mundo onde não houvesse um paraíso no meio do caminho, nem um inferno abaixo de nós, apenas um céu onde todos pudessem ter como destino.

Também me questiono sobre as fronteiras que dividem os homens, sobre o sangue que demarca fronteiras, sobre as armas que apontam para o peito dos mais fracos para assolar seus territórios e impor o poder. A terra não deveria ser o motivo de matar, muito menos, de morrer. Seríamos mais livres da ganância se lembrássemos mais que só estamos aqui de passagem, que se a terra tem dono, esse não é nunca seremos nós. E se nos víssemos como iguais, talvez tivéssemos mais paz e mais liberdade no caminhar. O homem não precisaria lutar tanto por posses que julgam eternas, e que passam tão depressa.

Também imagino um mundo com um só povo, uma só raça: a humana. Diferente em alguns aspectos, mas sempre igual no pensamento e nos sonhos. Todo mundo é sonhador. A diferença se faz no respeito que um tem do sonho do outro, da liberdade de se deixar sonhar e na mão que se estende para que todos os sonhos sejam possíveis.

Eu também sonhei um mundo sem fome, sem ganância, sem mazelas. Um mundo compartilhado, onde as pessoas pudessem ver e conviver umas com as outras. Enxergar sua dor, saber realmente o sentido do amor, caminhando ao lado, sempre, ao invés de virar as costas ou apertar o passo para estar sempre à frente. Como o John, eu também imaginei...

Ele acreditava que um dia, alguns se juntariam a ele nos seus sonhos. Pobre John, não teve tempo... Não que sua vida tivesse sido só tão curta para ver seus sonhos se tornarem realidade. Os homens é que não tiveram tempo de abraçar a paz que ele imaginou que o mundo teria um dia. Nem tempo, nem vontade.

É, John... Eu também imaginei. Você pode até dizer que eu ainda sou uma sonhadora. Tal qual você. Só que você foi dormir e eu acordei. Essa paz que você cantou desse jeito tão lindo só existe nos breves minutos enquanto a gente ainda pode te ouvir cantar. Lá fora, os homens ainda se matam pela terra, pelo poder, pela ganância... E também morrem pelo abandono, pela fome, pela miséria e pela indiferença uns dos outros. O mundo ainda é o mesmo de quando você se foi. As guerras só mudaram de nome, de lugar, de donos, mas o motivo ainda é o mesmo...

O mundo que você um dia sonhou que pudesse ser um só, você nunca chegou a ver. E nem eu verei. Será que alguém um dia verá? Eu já não sonho mais. Só imagino como seria bom viver, se todos no mundo dessem realmente uma chance à paz...

maria do rosario bessas
Enviado por maria do rosario bessas em 07/04/2014
Reeditado em 07/04/2014
Código do texto: T4760017
Classificação de conteúdo: seguro