MENTIRA
O que é a Mentira... Omissão dos fatos? Contar apenas meias verdades? O silêncio consciente, com o único objetivo de causar transtornos, mal entendidos, maledicências? Segundo o Dicionário “Aurélio” entre outros sinônimos, a Mentira é classificada como - (afirmação contrária à verdade; engano propositado...) - Mas, quem mente, afinal?! Aquele, considerado por todos, como um mentiroso contumaz, conhecido e apontado por muitos e desacreditado por todos? O que prefere se calar, diante da gravidade de determinadas situações, para não se envolver, porque “não tenho nada com isso...”? O Político Profissional, quando, em campanha política, promete o que sabe, de antemão, que não terá condições de cumprir? A mulher, que omite certos fatos, considerados por ela, corriqueiros, e prefere se calar diante de seu marido? Ou o homem que esconde “quase” tudo de sua mulher!?... Todos nós, em determinados momentos em nossas vidas, mentimos.
Às vezes, mentimos todos os dias. Não importa qual seja a intenção, os motivos alegados por sua própria consciência. Somos todos mentirosos. Por falta de opção. Por compaixão. Para nos escondermos de nós mesmos. Não interessa... Talvez fosse ótimo praticarmos, no nosso dia a dia, o hábito de olharmos para trás e verificarmos o rastro deixado por nossas mentiras. Quanto mal causamos, a nós mesmos, por não termos dito a verdade. Muitos de nós, por medo ou fraqueza.
Então, por esses momentos de fragilidade interior, Causamos dor aos outros,
Provocamos a ira em alguém a quem muito amamos e, consequentemente, por vezes, Somos acusados, injustiçados, Desacreditados... E, a quebra de confiança,
É algo grave e, talvez, irreversível! a Mentira também pode se transformar em Calúnia, e provocar um verdadeiro caos, na vida das pessoas, que são os alvos dos mentirosos! Nesses casos, “ela” tem um destino certo, com uma única e definitiva condição: o prejuízo moral, emocional ou material de alguém. A língua, além de ser o “órgão da cavidade bucal, principal da deglutição, do gosto, e, no Homem,
da articulação das palavras”... Também é uma arma poderosa, que pode construir um mito ou destruir a imagem de alguém! As palavras, quando proferidas sem nexo e sem responsabilidade, com covardia, insensibilidade e sem que se analise as conseqüências que elas podem trazer quando ditas com maledicência, ironia e maldade, têm um poder imenso no cotidiano do ser humano! Portanto, há que se ter o máximo cuidado quando nos dispomos a dizer algo sobre alguém, quando relatamos uma história, ou quando repassamos algo que ouvimos. “Quem conta um conto...aumenta um ponto!” Na maioria das vezes, as pessoas mentem sem perceber que o estão fazendo. Mas há os que mentem, intencionalmente, com total consciência do mal que esse ato insano, poderá causar a outrem... Porém, mentem tanto, e toda uma vida, que acabam por acreditar nas próprias mentiras. E há os verdadeiros “Artistas” da Mentira! Estes são os mais perigosos... Pois, além de mentirem, o fazem com tanta maestria, que quem os ouve... acredita! Não em definitivo, é claro! Pois ninguém poderá enganar a todos, por todo o tempo!
Então, quando isso acontecer, o mentiroso obstinado, prepotente e que não está acostumado a ser desacreditado, não tendo mais público para suas mentiras,
abandonado e sem ninguém que o ouça, mentirá para si mesmo!... E... o que é pior e mais trágico - acabará por acreditar nelas! E, se auto-destruirá, com suas próprias mentiras!