BIOGRAFIA DE UMA PROFESSORA

Professora. Sonhadora. Vocacionada. Sem opção, às vezes. Animada que só! Utópica. Quer mudar o mundo. Lutadora. Criativa. Energia. Alegria. Juventude! Livre. Cheia de gás. Pontual. Burocrática. Erra, permite-lhe. Busca. Simpática. Ligth. Bonita. Apaixonada. Apaixonante. Salário parcelado. Primeira decepção. Amedrontada. Cinco anos na profissão. Primeira fase no magistério.

Professora. Esclarecida. Segura. Conteúdo. Sindicalizada. Atuante, nem sempre. Dos cargos. Dos encargos. Líder. Politizada. Partidária. Defensora. Crítica. Universitária. Graduada. Pedagoga. Das letras. Da biologia. Das exatas. Das humanas. Discute. Age. Reage. Apontada. Dar exemplo é sua missão. Da mídia, nem tão exemplar assim. Poá graduada. Freiriana. 40 horas. 60 horas. 80 horas. Do município. Do estado. Das particulares. Carro novo. Cansada. Cansada. Cansada. Estressada. Ainda Sonhando. Ainda Utópica. No Campo. Na Cidade. Decepção. Esperança. Ainda Sorridente. Professora. 15 Anos Na Profissão. Segunda Fase No Magistério.

Nada utópica. Cansada. Mestre. Saudosa. Exemplo. Respeitada. Amada. Odiada. Apelidada. Rotulada. Continua freiriana. Sonhadora, agora com a aposentadoria. Experiente para os colegas. Museu para os alunos. Uma deusa. Bucite. Artrite. Rouquidão. Cinco licenças acumuladas. 25 anos na profissão. Mais cinco para galgar a aposentadoria. Começou cedo no magistério. 20 viagens ao INSS. Coitada! Terceira faz no magistério.

Aposentada. Salário reduzido. Sexagenária. Direito a passe livre no interestadual. Remédios. Remédios. Remédios. Saudades! Saudades nada. Ora! Saudades sim. Professora por vocação. Entediada, vai a escola de vez em quando. Não mudou o mundo. Indicou-lhe o caminho.

Educar é sofrer no paraíso, acreditando no futuro da nação.