Como melhorar o trânsito

O Conselho de Planejamento Territorial e Urbano do Distrito Federal, no uso de suas atribuições, e

Considerando que um dos princípios de Lúcio Costa no projeto de construção de Brasília foi o de facilitar o trânsito de veículos, a partir da eliminação dos cruzamentos de vias;

Considerando o título de Patrimônio Cultural da Humanidade concedido pelo Unesco e suas implicações na perpetuação a todo custo do mesmo modelo urbanístico;

Considerando a imperiosa necessidade de se buscar novas estratégias para garantir mais espaço e fluidez ao transporte individual motorizado, do qual homem algum pode abrir mão;

Considerando a retenção do tráfego provocada por semáforos instalados para a travessia de pedestres, assim como a frequente desaceleração gerada pelas faixas de pedestres;

Considerando a existência de calçadas desordenadas, incompletas, desconectadas, danificadas e com diferenças de nível no piso, bem como o alto custo exigido para sua manutenção;

Considerando que essas dificuldades levam o pedestre a caminhar próximo à beira das estradas, contribuindo decisivamente para o aumento no índice de atropelamentos;

Considerando que a menor precipitação pluviométrica é suficiente para alagar qualquer travessia e que esta é uma condição da própria natureza sob a qual não cabe intervenção;

Considerando o largo espaçamento da cidade e a tendência natural do cidadão em preferir a locomoção motorizada, especialmente em tempos de sedentarismo, resolve:

Art. 1º. Proibir o trânsito de pessoas a pé no Plano Piloto das 6h às 21h nos dias de semana e das 8h às 14h nos sábados, exceto feriados.

Art. 2º. Esta resolução entre em vigor na data de sua publicação.

Brasília, 04 de abril de 2014

Henrique Fendrich
Enviado por Henrique Fendrich em 04/04/2014
Reeditado em 04/04/2014
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