Como melhorar o trânsito
O Conselho de Planejamento Territorial e Urbano do Distrito Federal, no uso de suas atribuições, e
Considerando que um dos princípios de Lúcio Costa no projeto de construção de Brasília foi o de facilitar o trânsito de veículos, a partir da eliminação dos cruzamentos de vias;
Considerando o título de Patrimônio Cultural da Humanidade concedido pelo Unesco e suas implicações na perpetuação a todo custo do mesmo modelo urbanístico;
Considerando a imperiosa necessidade de se buscar novas estratégias para garantir mais espaço e fluidez ao transporte individual motorizado, do qual homem algum pode abrir mão;
Considerando a retenção do tráfego provocada por semáforos instalados para a travessia de pedestres, assim como a frequente desaceleração gerada pelas faixas de pedestres;
Considerando a existência de calçadas desordenadas, incompletas, desconectadas, danificadas e com diferenças de nível no piso, bem como o alto custo exigido para sua manutenção;
Considerando que essas dificuldades levam o pedestre a caminhar próximo à beira das estradas, contribuindo decisivamente para o aumento no índice de atropelamentos;
Considerando que a menor precipitação pluviométrica é suficiente para alagar qualquer travessia e que esta é uma condição da própria natureza sob a qual não cabe intervenção;
Considerando o largo espaçamento da cidade e a tendência natural do cidadão em preferir a locomoção motorizada, especialmente em tempos de sedentarismo, resolve:
Art. 1º. Proibir o trânsito de pessoas a pé no Plano Piloto das 6h às 21h nos dias de semana e das 8h às 14h nos sábados, exceto feriados.
Art. 2º. Esta resolução entre em vigor na data de sua publicação.
Brasília, 04 de abril de 2014