Sorrisos e sorrisos
Sempre ouvi dizer que os olhos são o espelho da alma. Concordo e acho que o sorriso é a exteriorização da personalidade.
Pelo sorriso defino que a pessoa está aberta para receber simpatia ou como ela separa seus problemas do contato com o mundo.
Quem observa uma platéia aplaudindo um artista nota diferença nas faces: quem sorri deve ser interpretado de um jeito; quem se mantém carrancudo por certo está apenas repetindo ou imitando seus pares, socialmente.
Houve um tempo que o sorriso devia ser contido, pois pessoas sérias eram consideradas mais disciplinadas. Que pensamento tolo!
Existe o sorriso enigmático de Mona Lisa; o determinado de um atleta; o forçado dos vendedores; o benevolente da assistente social; e há o sorriso doce. Ah! O sorriso doce! Esse é um sorriso muito especial, que dá vontade de trazermos seu dono para nosso círculo de amigos. Que nos mostra a leveza de uma alma cheia de amor para dar. Que caracteriza uma personalidade dos tempos de Paz e Amor, tão esquecido hoje em dia.