A MENTIRA E A POLÍTICA.

São Tomás de Aquino, de família nobre e abastada, filho mais novo do Conde de Aquino, é personagem da história que a maioria dos leitores ouviu falar. Deixou incompleta sua monumental SUMA TEOLÓGICA. Sou tomista, como se diz, desde rapaz.

A vida de São Tomás sai das brumas dos mitos e lendas e entra na história com sua admissão como oblato em 1230 na Abadia beneditina de Monte Cassino, local tão conhecido dos brasileiros em razão da segunda guerra mundial e vizinho de Rocasseca, berço do santo e filósofo.

Precocemente Aquino se mostra taciturno e reflexivo. Já pesam em seu espírito, ampliando horizontes, as interrogações decisivas da metafísica.

Seu gênio, sua gigante inteligência começava a assombrar a todos. Surgiria de seus pares colegiais a inveja.

Perseguido, certo dia um de seus colegas, querendo diminuí-lo, advertiu aos outros que o pegaria em infantilidades de lógica, para demonstrar que não era tão inteligente como diziam, e chamou Aquino próximo a uma janela dizendo: Frade Aquino, venha cá na janela ver um boi voando, disse. Aquino se dirigiu a janela e perguntou olhando para o horizonte, onde? O frade seu colega , rindo, falou: dizem que você é tão inteligente, mas não sabe nem mesmo que um boi não voa.

Aquino respondeu: achei mais fácil um boi voar do que um frade mentir.

Não é demais dizer, que hoje se aplica aos políticos a antinomia da resposta do gênio aquiniano:

É MAIS FÁCIL UM BOI VOAR DO QUE UM POLÍTICO DIZER A VERDADE.

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 29/03/2014
Reeditado em 29/03/2014
Código do texto: T4748315
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.