Fundamentos da beleza.
Por Carlos Sena



Quais são os fundamentos da beleza para que ela seja tão procurada? Porque se por um lado o "poetinha" nos diz que "as feias que me desculpem, mas beleza é fundamental", por outro a gente sabe que "quem ama o feio bonito lhe parece". Não obstante, ouve-se muito acerca da beleza interior em oposição à exterior, ou seja, a beleza física o tempo acaba é a interior não. Mas, o que dizer de quem não apresenta beleza por fora nem por dentro? O confuso disso tudo é a questão do gosto das pessoas umas pelas outras, principalmente porque tem gente apaixonada por gente fisicamente feia, da mesma forma que muitas outras pessoas que todos acham lindas, outros tantos as acham feias? Certamente que essa questão envolve a vida no geral e as pessoas no particular. Porque a rigor, "feia ou bonita, ninguém acredita na vida real"...
A realidade da existência foge a qualquer predição. Porque sendo breve como é, a vida se repagina entre o feio e o bonito, mesmo que haja alternância estética e afetiva desses sentires. 
Nestes tempos de corpo sarado, bombado, malhado, tudo converge para a estética de uma beleza modal. No viés das duas belezas e concordando com Vinicius ao mesmo tempo em que discordo, acredito que o mais importante esteja invisível aos olhos, lembrando um pouco do Pequeno Príncipe e, reconhecendo também a infalível lei da gravidade. Beleza seria, então, um estado de espírito? Ou sendo o corpo são a mente será sã?