Feira-livre, quem se livra?

Moça bonita não paga! E também não leva, completava rindo o feirante . Feira livre é um negócio interessante.

- Olha a laranja lima! Leva uma dúzia de 15 e só paga 12. Uma dúzia de 15 e só paga 12...

- É doce, moço?

- Não é não. Se fosse, eu gritava: Olha o doce! Olha o doce...

Eu ri, mas a senhora que perguntou não achou nenhuma graça:

- Tome tento seu cabra! E saiu pisando duro.

Continuei ali, escolhendo laranjas e rapaz gritando:

- Olha a laranja, olha a laranja, quando apareceu um garotinho de uns 10 anos.

- Moço, vê uma dúzia de laranjas, por favor?

Rapidamente ele pegou uma bacia e foi colocando, contando uma a uma até 15.

- Moço, é uma dúzia. São 12 laranjas e não 15.

- Leva 15 e paga 12, meu filho...

-Mas eu pedi uma dúzia. Se quisesse 15, eu diria: Moço me dá 15 laranjas?

Irritado, tirou 3 das 12, colocou no saquinho, amarrou e quando ia entregando ao menino, ele saiu andando, deixando-o com as laranjas na mão.

-Ô menino... não vai levar, não?

Foi quando ele virou-se e respondeu:

- Se eu fosse levar, eu diria: Moço vou levar uma dúzia de laranjas... Agora que já viu, pode guardar.

Fiquei ali, com as minhas laranjas, tentando disfarçar o riso, acompanhando o garoto com os olhos.

Seguiu ao encontro daquela senhora, vítima da piada do feirante e ofereceu-se para ajudar carregar a sacola...

Peguei e paguei as limas, um pouco confusa. Seria a mãe do menino, ou uma desconhecida?

Ainda não sei, mas de uma coisa tenho certeza: Aqui se faz, aqui se paga.

Dei dois passos para guardar as laranjas no carrinho, tropecei e me estatelei no chão.

Até os que me ajudaram a levantar, tinham um riso contido estampado no rosto...

Tem nada não. A vez deles também chega. Até a minha chegou...

Leda Gaivota
Enviado por Leda Gaivota em 26/03/2014
Reeditado em 27/03/2014
Código do texto: T4745262
Classificação de conteúdo: seguro